Conversão de Geometria para Exportação IFC
Estas definições definem o modo de converter a geometria de elementos ARCHICAD exportados para IFC.
Exportar apenas geometrias que "Participam em Detecção de Colisão"
Exporta apenas elementos cujo Material de Construção ARCHICAD tenha a opção "Participa em Detecção de Colisão" assinalada. (Esta opção é definida em Opções > Atributos do Elemento > Materiais de Construção > Propriedades).
Use esta opção para exportar elementos compostos e perfis complexos que não tenham geometrias sólidas, como intervalos de ar reais. Desta forma, os engenheiros MEP (que recebem o ficheiro IFC ARCHICAD) podem colocar tubos nos intervalos sem detecção de colisão; apenas os itens dos elementos que tenham geometria real participarão na detecção de colisão.
Ver também Detecção de Colisão.
Exporta as cotas da caixa delimitadora dos elementos construtivos.
Exportar geometria de Produtos Tipo IFC
Atribui uma geometria representativa a cada Produto Tipo. (Esta opção é necessária para o Concept Design BIM 2010.)
Cada tipo (p.ex. IfcFurnishingElementType) utilizará uma geometria representativa dos elementos que lhe pertencem (p.ex. IfcFurnishingElement).
Utilizar geometria BREP na cor actual para todos os elementos
Todos os elementos do modelo são exportados utilizando geometria BREP (representação limite). BREP é uma geometria precisa, mas não paramétrica.
Os elementos são exportados na cor visualizada na vista ARCHICAD actual, incluindo cores definidas por Sobreposições Gráficas, Estado de Renovação e Correcções de Anotação ou Pontos de Brilho.
Triangular superfícies de BREPs (efectivo apenas com Esquema IFC4)
A geometria BREP é guardada como superfícies trianguladas - uma opção preferida por algumas aplicações de visualização de modelos na importação de ficheiros IFC. Esta opção - que só funciona se estiver a utilizar o Esquema IFC4 - produz uma descrição geométrica compacta, que pode reduzir o tamanho do ficheiro.
Explodir elementos Composto e Perfil Complexo em partes
Guarda elementos compostos e Perfis Complexos como as chamadas "Partes de elemento construtivo". Isto significa que o elemento principal (p.ex. IfcWall) será guardado como um elemento de retenção sem geometria e os seus itens (camadas ou componentes de perfil) fornecerão a geometria.
Esta opção de exportação retém as cores originais de todos os itens do edifício, em vez de exportar o elemento numa só cor.
Geometrias complexas multi-camada (efectivo apenas com Esquema IFC 2x3)
Nota: não aplicável, se a caixa "Explodir elementos Compostos e Perfil Complexo" estiver assinalada, acima.
Escolha o modo de processar componentes de elementos multi-camadas complexos exportados para IFC.
Esta opção afecta elementos ARCHICAD multi-camadas (Composto ou Perfil Complexo) com uma representação de geometria complexa (p. ex., inclinada).
•Partes de elemento construtivo: cria múltiplos sub-elementos, cada um com a sua própria geometria e informações sobre os materiais. A cada sub-elemento, é atribuído o perfil ou material IFC representado pelo seu Material de Construção (Trama de Corte) no ARCHICAD.
•Perfis complexos: a geometria complexa é convertida num único elemento IFC com uma geometria de perfil e um material IFC. (A aplicação a receber não saberá a ordem precisa das diferentes componentes/camadas.)
Nota: esta opção é afectada pela “Visualização da Estrutura Parcial” (menu Documento) actualmente em efeito no ARCHICAD, se os elementos visíveis da vista estiverem a ser exportados. Por exemplo, se o modelo exportado usar a visualização "Apenas Núcleo", a opção "Perfis complexos" não terá qualquer efeito numa parede composta inclinada com um núcleo único, pois a parede visível é composta por uma camada com um núcleo único.
Elementos em Operações Elementos Sólidos
•Extrudida/revolvida: este método pode manter os valores de parâmetro dos elementos (como espessura, altura, localização da linha de referência ou aresta). A estrutura da camada de materiais compostos não pode ser totalmente preservada devido ás limitações do padrão IFC. Determinadas secções especializadas não são mantidas.
Este é o formato habitualmente suportado por programas de análise estatística, em que os parâmetros dos elementos são importantes, mas os seus ângulos de corte especiais (como a aresta inclinada de uma laje) não são importantes.
•BREP: este método oferece a reprodução mais exacta da geometria dos elementos, juntamente com as respectivas ligações e secções especializadas. Contudo os parâmetros são perdidos e os elementos BREP (Representação de Cercadura) de um ficheiro IFC importado são transformados em elementos não editáveis. Este método é útil no fluxo de trabalho do "modelo de referência".
•Extrudida/revolvida sem junções: os elementos são exportados sem as intersecções baseadas na prioridade, resultando num processo de exportação mais rápido. Esta opção é recomendada para programas de análise estrutural, para os quais as linhas de referência/informações de superfície são suficientes, não sendo intersecções pormenorizadas necessárias.
•BREP: os elementos são exportados juntamente com as suas junções, para uma geometria precisa.
A diferença entre os dois métodos de exportação é ilustrada aqui:
Lajes com aresta(s) inclinada(s)
•Extrudida: as Lajes serão exportadas com arestas verticais (apesar de a sua geometria original incluir uma aresta inclinada).
•BREP: as lajes serão exportadas com geometria precisa, recreando as arestas inclinadas das lajes.
Utilize métodos geométricos herdados como na Vista de Coordenação 1.0:
•Use esta opção se tiver criado a sua própria DVM personalizada, baseada em métodos de geometria na versão 1.0 da Vista de Coordenação.
Escolher como representar Geometria do Local ARCHICAD exportada para IFC.
Os elementos ARCHICAD serão considerados Geometria de Terreno se forem classificados usando "IfcSite" como o seu Tipo IFC. (Ver Mapeamento Tipo Exportação IFC.)
Nota: se estiver a mapear por Tipo de Elemento e não por Classificação, guarde o elemento como um Objecto com o Subtipo "Terreno IFC".
Escolha um dos seguintes métodos de geometria de terreno, segundo aquele que a aplicação receptora é capaz de ler:
•Corpo sólido: representação geométrica como corpos sólidos envolvidos pelas suas superfícies e superfícies delimitadas. Todas as faces são planas e todas as arestas são linhas rectas.
•Superfície topo apenas: representação geométrica das superfícies (superfície topo) apenas.
•Superfície topo como modelo estrutural: representação geométrica com contornos e pontos.
Nota: o ARCHICAD consegue importar estas três representações de geometria de terreno IFC.
Exportar vãos e negativos estruturais como elementos separados
Neste parâmetro, "Aberturas" refere-se às aos vazios ocupados por Portas, Janelas e Clarabóias no seu elemento anfitrião, assim como quaisquer vãos em elementos estruturais (p. ex., em Vigas, Lajes ou Coberturas).
Nota: vãos criados em Operações Elementos Sólidos não são considerados.
No IFC, estes vãos exportados permanecem relacionados com os seus elementos anfitriões (p. ex., Parede) e a Porta/Janela/Clarabóia, se existente.
Escolha uma opção para especificar este parâmetro de exportação:
•Sempre: os vãos e vazios são sempre exportados como elementos separados, independentemente do método através do qual o seu elemento anfitrião (p. ex., Parede) é exportado.
–Por exemplo: uma parede com uma janela é exportada para IFC com esta opção. O ficheiro IFC resultante contém três elementos exportados: parede, janela e a abertura da janela (vazio). A sua inter-relação permanece intacta. A abertura/o vazio exportada(o) não é um elemento do modelo visível, mas é listado na hierarquia do ficheiro IFC.
•Para elementos extrudidos/revolvidos apenas: só aberturas de elementos exportados como extrudidos/revolvidos são exportadas como elementos separados. Elementos que utilizem o método de exportação BREP, já são exportados com vãos neles; neste caso, as suas aberturas não são adicionadas como elementos separados ao ficheiro exportado.
–Por exemplo: uma parede com uma janela é exportada para IFC com esta opção. A parede (baseada noutras opções de Conversão de Geometria) está a ser convertida com o método BREP. Assim, "aberturas como elementos separados" não se aplica. O ficheiro IFC resultante contém dois elementos exportados: parede e janela, não relacionados entre si.
Corresponder Localização de Terreno IFC com:
Defina a localização da entidade Local IFC (o seu sistema de coordenadas), se tiver sido definido um Ponto Topográfico no ARCHICAD. (Ver também Utilizar um Ponto Topográfico no ARCHICAD, abaixo.)
•Origem do Projecto ARCHICAD: localize a entidade Local IFC na Origem do Projecto se estiver a trabalhar perto da Origem do Projecto ARCHICAD, mas, ainda assim, pretenda definir coordenadas do modelo relativamente a um datum nacional (utilizando um Ponto Topográfico). Deste modo, um offset afastado é guardado no ficheiro IFC não como parte das coordenadas do elemento, porém, de um modo geral. Veja a seguinte ilustração:
•Posição Ponto de Levantamento de ARCHICAD: Localize a entidade Terreno IFC na posição do Ponto de Levantamento. Utilize esta opção se estiver a trabalhar a uma longa distância da Origem do Projecto, mas ainda assim não desejar que sejam apresentados grandes offsets no ficheiro IFC (por norma, com modelos de herança). Veja a seguinte ilustração:
Notas:
–Se o projecto ARCHICAD não possuir um Ponto de Levantamento, a origem do sistema de coordenadas global do modelo IFC e a Localização de Terreno IFC serão a Origem do Projecto ARCHICAD.
–Se o projecto ARCHICAD incluir múltiplos Pontos de Levantamento (apesar de ser recomendado utilizar apenas um), será utilizado o primeiro Ponto de Levantamento colocado. (Um aviso vai alertá-lo para isto.)
–O programa vai considerar o Ponto de Levantamento mesmo que não esteja visível na vista exportada (ou seja, se estiver num vegetal escondido)!
Utilizar um Ponto Topográfico no ARCHICAD
O ARCHICAD tem um objecto de Ponto Topográfico, que pode ser usado como ponto de referência comum para facilitar a coordenação de modelos de diferentes programas. Em alguns países, a utilização de um determinado ponto de referência é um requisito standard na definição do projecto.
A posição e rotação do Ponto de Levantamento define o sistema de coordenadas global (X=0, Y=0, Z=0) do modelo IFC. Ao definir a posição deste ponto no ARCHICAD, é recomendado considerar a direcção do Verdadeiro Norte (utilize o parâmetro por defeito "Seguir Norte do Projecto"). Na Exportação IFC, este parâmetro define a direcção do eixo Y no sistema de coordenadas global.
Notas:
–No ARCHICAD, Verdadeiro Norte é definido por Norte do Projecto (Opções > Preferências do Projecto > Localização do projecto)
–O Ponto de Levantamento é sempre criado em IFC Aberto. Em caso de IFC Agrupado, o modelo é importado, de forma a ficar alinhado com o Ponto de Levantamento do ficheiro anfitrião.
Para mais informações sobre o Ponto Topográfico no ARCHICAD, consulte o artigo no Centro de Ajuda em: http://helpcenter.graphisoft.com/tips/open-bim/survey-point-is-now-supported-at-ifc-importexport/.
Mapear dados de Localização IFC do ARCHICAD e Revit
|
IFC |
ARCHICAD 20 e posteriores |
Revit |
|
Origem Global IFC |
Ponto Topográfico |
Ponto Topográfico |
|
Posição da entidade IfcSite |
Origem de Projecto |
Ponto Base de Projecto |
Elementos ARCHICAD Hierárquicos Exportados para IFC
Defina como processar Paredes Cortina, Escadas e Guardas exportadas para IFC:
•Converter para elemento único: o elemento hierárquico é exportado como uma única entidade IFC, que contém em si mesma a geometria de todos os seus sub-elementos. Desta forma, perde-se a natureza hierárquica do elemento original (p. ex., Escada, com todos os seus sub-componentes separados).
•Manter hierarquia: mantém a estrutura hierárquica original do elemento, incluindo sub-elementos.
Ver também Exportar Elementos Hierárquicos do ARCHICAD como Contentores IFC.