Atribuindo Valores de Propriedade no ARCHICAD (Baseado no Mapeamento de Propriedade do IFC)

Para informações gerais sobre as configurações da Predefinição de Mapeamento de Propriedade: consulte Mapeamento de Propriedade para Importação IFC.

Para cada elemento importado, o ARCHICAD tenta executar a regra de mapeamento aplicável.

Uma regra de mapeamento é aplicável se a Propriedade do ARCHICAD estiver disponível para o elemento (com base em sua Classificação).

O valor da propriedade do IFC mapeada é atribuído à propriedade do ARCHICAD correspondente do elemento. (É um valor personalizado.)

Exemplo: Regra de Mapeamento Aplicada

Nós configuramos uma regra de mapeamento no Mapeamento de Propriedade para Importar predefinida no atual Tradutor de IFC. De acordo com essa regra, a Propriedade do IFC chamada Example_A é mapeada para a propriedade do ARCHICAD chamada Product Info A.

ProductInfoA.png 

Um Pilar, com um dado IFC chamado “Example_A”, é importado de um arquivo IFC.

ColumnValueA.png 

Dados do Elemento no Arquivo IFC de origem (conforme visto na Visualização do Modelo)

A regra de mapeamento é aplicada com sucesso: o elemento Pilar gerado durante a importação tem uma propriedade chamada Product Info A, à qual é atribuído um valor personalizado (Definições do Elemento no ARCHICAD, o valor da Propriedade é exibido com o ícone desvinculado - este não está mais vinculado ao seu valor padrão, definido no Gestor de Propriedade.)

ValueColumnACustom.png 

Propriedade de destino do ARCHICAD com valor personalizado, após a importação do elemento do IFC

Exemplo: Dados IFC Inexistentes

Se uma regra de mapeamento fizer referência aos dados de propriedade do IFC que não existem para o elemento de entrada, o valor da propriedade do ARCHICAD do elemento se tornará Indefinido.

Duas regras de mapeamento são mostradas. Um deles se refere a um dado IFC (Example_C) que não existe para o elemento que está sendo importado.

CustomCustomUndefined.png 

NoExampleC.png 

Dados do Elemento no Arquivo IFC de origem (conforme visto na Visualização do Modelo)

Como resultado, essa regra de mapeamento atribuirá o valor personalizado de <Undefined> à Propriedade do ARCHICAD de destino.

CustomUndefined.png 

Propriedade de destino do ARCHICAD com valor <Undefined> personalizado, após a importação do elemento do IFC

Tipo de Dados Incompatível

Se o elemento IFC mapeado tiver um valor, mas este não puder ser interpretado pela Propriedade do ARCHICAD correspondente (p.ex. tipos de dados incompatíveis): nenhum valor de Propriedade customizado é designado. O elemento usa o valor padrão da Propriedade do ARCHICAD.

Nota sobre Tipos de Dados:

O IFC e o ARCHICAD usam diferentes definições de tipos de dados: Consulte Tipos de Dados para Propriedades no IFC e no ARCHICAD. Quando você mapeia uma Propriedade do IFC para uma Propriedade do ARCHICAD, seus tipos de dados não necessariamente precisam coincidir. O ARCHICAD tenta converter os dados.

Se a conversão de dados não for possível, o Relatório da sessão fornecerá detalhes sobre quais elementos os dados do IFC não puderam ser convertidos.

Exemplo

Duas regras de mapeamento são mostradas. Um deles mapeia os dados do IFC “Example_A” (um IfcLabel do tipo string) para a Propriedade Transmitância Térmica do ARCHICAD, que é um valor do tipo String. A regra de mapeamento é aplicada com sucesso: o elemento gerado durante a importação mostra um valor personalizado do tipo String para a Propriedade do ARCHICAD da Transmitância Térmica.

A segunda regra de mapeamento mapeia os dados IFC “Example_A” para a Propriedade combustível do ARCHICAD, que é um valor do tipo Verdadeiro/Falso. Os tipos de dados não correspondem, portanto, a regra de mapeamento recebe um ícone de Aviso.

DataTypeConflictRules.png 

Regra de Mapeamento para o Tipo de Dados Incompatíveis de Referência de Propriedade “Combustível”

A propriedade do ARCHICAD segmentada não obtém nenhum valor personalizado: esta permanece vinculada ao valor padrão.

CombustibleUnchanged.png 

Mapeamento de Propriedade com Tipos de Dados incompatíveis: Sem Alteração no Valor da Propriedade do ARCHICAD

Se nenhuma regra de mapeamento for aplicada à Propriedade determinada de um elemento, nenhum valor de Propriedade personalizado será atribuído. O elemento usa o valor padrão da Propriedade do ARCHICAD.

Regras de Mapeamento Conflitantes

A tabela de mapeamento pode incluir várias Propriedades do IFC mapeadas para a mesma Propriedade do ARCHICAD. Nesse caso, o ARCHICAD usará a regra mais específica. (A ordem em que as regras aparecem na tabela de mapeamento não importa.)

No caso de duas ou mais regras de mapeamento igualmente específicas: as regras são ignoradas e nenhum mapeamento ocorre.

Uma regra se torna mais específica, pois suas propriedades de dados IFC são definidas de maneira mais restrita. (Por exemplo, o conjunto de dados IFC, IFC PropertySet, para “Qualquer” é menos específico do que se for um definido, IFC PropertySet.) Dentro de uma regra de mapeamento, cada campo à direita restringe ainda mais sua definição.

Aqui, dois dados do IFC (Example_A e Example_C) são mapeados para a mesma Propriedade do ARCHICAD. Nesse caso, a regra mais específica é aplicada automaticamente. Example_C é mais específico, uma vez que é reduzido ao nível do IFC PropertySet.

Help_PropMap_4.png 

No próximo exemplo:

Várias propriedades IFC relacionadas à espessura são mapeadas para uma única propriedade de espessura no ARCHICAD. Se um elemento IFC importado vier com várias propriedades de Espessura, o ARCHICAD não terá como determinar qual valor de Propriedade usar no ARCHICAD. Assim, as regras são ignoradas para esse elemento importado e seu valor de propriedade do ARCHICAD permanece o padrão.

EqualSpecific.png