Conversão de Geometria para Exportação IFC
Arquivo > Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC
Escolha um Tradutor para Exportação e abra a opção predefinição de Conversão de Geometria.
Essas definições estabelecem como converter a geometria dos elementos do ARCHICAD exportados para o IFC.
As definições de conversão são divididas em categorias:
Conversão de elementos do ARCHICAD
Elementos hierárquicos do ARCHICAD
Esquema IFC-Opções Relacionadas
Estruturas Compostas e Perfis Complexos
Conversão de elementos do ARCHICAD
Exporte apenas geometrias que "Participar em Detecção de Colisão"
Exporte apenas elementos cujo Material de Construção do ARCHICAD inclui a opção LIGADO em “Participar em Detecção de Colisão”. (Isso é definido em Opções > Atributos do Elemento > Materiais de Construção > Propriedades).
Use esta opção para exportar elementos compostos e perfis complexos, que não possuem geometrias sólidas, como vazios de ar reais. Desta forma, os engenheiros MEP (que recebem o Arquivo IFC do ARCHICAD) podem colocar tubos nos vazios sem haver detecção de colisão; e apenas os elementos que tenham geometria real participarão da detecção de colisão.
Consulte Também Detecção de Colisão.
Exportar Caixa Delimitadora
Exportar as dimensões da caixa delimitadora dos elementos do edifício.
Exportar Geometria de Tipo de Produtos IFC
Atribua uma geometria representativa a cada Tipo de Produto. (Esta opção é necessário para o Concept Design BIM 2010.)
Cada tipo (p.ex., IfcFurnishingElementType) irá utilizar uma geometria representativa dos elementos que pertencem ao mesmo (p.ex., IfcFurnishingElement).
Exportar geometria bruta de elementos (exportar furos separadamente)
Os elementos contendo Portas, Janelas e/ou Aberturas são exportados com sua geometria bruta. Por exemplo, uma Parede hospedada é exportada com sua geometria bruta, sem considerar o furo criado por uma janela.
Use esta opção para garantir um cálculo de custo preciso usando o modelo IFC, onde a geometria de abertura será considerada separadamente.
Nota: As aberturas são exportadas, verificando IfcOpeningElement no Filtro de Modelo para Exportação IFC. Esta opção geralmente é assinalada por predefinição.
Se a opção Exportar geometria bruta estiver desmarcada, então os elementos não podem ser criados utilizando a extrusão. Neste caso, os elementos extrudados com furos são exportados como BREP!
Usar geometria BREP na cor atual para todos os elementos
Todos os elementos do modelo são exportados usando a geometria do BREP (Representação do Contorno. BREP é uma geometria precisa mas não paramétrica.
Os elementos serão exportados na cor exibida na atual vista do ARCHICAD, incluindo as cores definidas por Sobreposições Gráficas, Estado de Renovação e Correção de Anotação ou Destaques.
Se você não marcar essa caixa, ainda terá a opção de definir BREP ou outras opções de conversão para as quatro categorias de elemento a seguir:
Elementos em Operações de Elementos Sólidos
•Extrudado/revolvido: Esse método pode reter os valores de parâmetros dos elementos (como espessura, altura, localização da linha de referência ou borda). A estrutura da camada dos materiais compostos não pode ser totalmente preservada devido às limitações da norma do IFC. Certos cortes especializados não são mantidos.
Este é o formato geralmente suportado por programas de análise estática, nos quais os parâmetros dos elementos são importantes, mas seus ângulos de corte especiais (como a borda inclinada de uma laje) não são importantes.
•BREP: Este método fornece a reprodução mais exata da geometria do elemento, juntamente com suas seções e conexões especializadas. Contudo os parâmetros são perdidos e os elementos BREP (Boundary Representation) são transformados em elementos não editáveis. Este método é útil no fluxo de trabalho do “modelo de referência”.
•Extrudado/Revolvido sem junções: Os elementos são exportados sem as interseções baseadas em prioridade, resultando em um processo de exportação mais rápido. Esta opção é recomendada para programas de análise estrutural, para o qual as informações sobre linhas/superfícies de referência dos elementos é suficiente, e cruzamentos detalhados não são necessários.
•BREP: Os elementos são exportados em conjunto com as suas junções, para geometria precisa.
A diferença nos dois métodos de exportação é ilustrada aqui:
Lajes com face(s) inclinada(s)
•Extrudado: As lajes serão exportadas com arestas verticais (mesmo que sua geometria original incluísse uma borda inclinada.)
•BREP: As lajes serão exportadas com a geometria precisa, recriando as arestas das lajes inclinadas.
Nota sobre Exportação de IFC da Geometria do Terreno:
A partir do ARCHICAD 23, todos os elementos que compõem o IFC da Geometria do Terreno são exportados para o IFC como corpos sólidos.
Os elementos do ARCHICAD são em IFC do Terreno, se forem:
•Classificados usando “IfcSite” como o seu Tipo de IFC, ou
•Salvo como Objetos com o Subtipo “IFC do Terreno”
Corresponder à localização do IFC do Terreno com:
Definir a localização da entidade IFC do Terreno (seu sistema de coordenadas), se um Ponto de Levantamento Topográfico tiver sido definido no ARCHICAD. (Consulte também Usando o Ponto de Levantamento Topográfico no ARCHICAD, abaixo.)
•Origem do Projeto do ARCHICAD: Localize a entidade do IFC do Terreno na Origem do Projeto se você estiver trabalhando perto da Origem do Projeto do ARCHICAD, mas ainda deseja definir as coordenadas do modelo em relação a um dado nacional (usando o Ponto de Levantamento Topográfico). Desta forma, uma medida de deslocamento é armazenada no arquivo IFC não como parte das coordenadas do elemento, mas sim geral. Veja a ilustração a seguir:
•Posição do Ponto de Levantamento Topográfico do ARCHICAD: Localize a entidade IFC do Terreno na posição do Ponto de Levantamento Topográfico. Use isto se você estiver trabalhando a uma longa distância da origem do projeto, mas você não quer que um grande deslocamento esteja presente no arquivo IFC (geralmente com modelos herdados). Veja a ilustração a seguir:
Notas:
–Se o projeto não contiver um Ponto de Levantamento Topográfico, então o sistema de coordenadas globais do modelo IFC e a Localização do IFC do Terreno será a Origem do Projeto do ARCHICAD.
–Se o projeto do ARCHICAD contiver vários Pontos de Levantamento Topográfico (embora seja recomendado o uso de apenas um), então o primeiro Ponto de Levantamento Topográfico colocado será usado. (Um aviso irá alertá-lo sobre isto.)
–O programa irá considerar o Ponto de Levantamento Topográfico mesmo que não seja visível na vista exportada (ou seja, se este estiver em um vegetal escondido)!
Usando o Ponto de Levantamento Topográfico no ARCHICAD
O ARCHICAD tem um objeto de Ponto de Levantamento Topográfico que pode ser usado como ponto de referência comum para facilitar a coordenação de modelos de diferentes programas. Em alguns países, o uso de um ponto de referência particular é um requisito padrão na definição do projeto.
A posição e rotação do Ponto de Levantamento Topográfico define o sistema de coordenadas globais (X=0, Y=0, Z=0) do modelo IFC. Ao definir a posição deste ponto no ARCHICAD, recomenda-se a considerar a direção do Norte Verdadeiro (use o parâmetro padrão “Seguir o Norte do Projeto”). Na exportação IFC, este parâmetro define a direção do eixo Y no sistema de coordenadas globais.
Notas:
–No ARCHICAD, o Norte Verdadeiro é definido pelo Norte do Projeto (Opções > Preferências do Projeto > Localização do projeto)
–O Ponto de Levantamento Topográfico é sempre criado em Abrir IFC. No caso de Agrupar IFC, o modelo é importado para ser alinhado com o Ponto de Levantamento Topográfico do arquivo hospedeiro.
–Para atribuir dados de propriedades geográficas, use a página Mapa de referência dos Pontos de Levantamento ou via importação IFC. Essas propriedades podem ser compartilhadas com quaisquer participantes do projeto via IFC.
-Os campos Datum Geodésico e Projeção Cartográfica devem ser preenchidos (os dados são solicitados)
-Os dados de referência geográfica são exportados somente como dados de propriedade. Estes não afetam a localização real do modelo.
-Exportar via IFC 2x3: Os dados são exportados como dois novos Conjuntos de Propriedades IFC.
-Exportar via IFC4: São criadas novas entidades do IFC: Conversão de Mapa IFC e Projeto IFC CRS.
Para obter mais informações sobre o Ponto de Levantamento Topográfico no ARCHICAD, consulte o artigo da Central de Ajuda em: http://helpcenter.graphisoft.com/tips/open-bim/survey-point-is-now-supported-at-ifc-importexport/.
Mapeando Dados de Localização do IFC do ARCHICAD e Revit
IFC |
ARCHICAD 20 e mais |
Revit |
IFC da Origem Global |
Ponto de Levantamento Topográfico |
Ponto de Levantamento Topográfico |
Posição da entidade IfcSite |
Origem de Projeto |
Ponto Base do Projeto |
Elementos hierárquicos do ARCHICAD
Escolha uma opção de conversão para cada tipo de elemento hierárquico: Paredes Cortina, Escadas, Guarda-Corpos.
•Converter em elemento individual: O elemento hierárquico é exportado como uma entidade individual IFC, que contém dentro de si uma geometria de todos os seus sub-elementos. A natureza hierárquica do elemento original (por exemplo, Escada, com todos os seus subcomponentes separados) é assim perdida.
•Manter hierarquia: Mantenha a estrutura hierárquica do elemento original, incluindo sub-elementos.
Consulte Também Exportando elementos hierárquicos do ARCHICAD como IFC contêineres.
Esquema IFC-Opções Relacionadas
Modo de preservação de Material (apenas no IFC2x3)
Use este controle para definir se e como explodir elementos complexos em Partes de Elementos da Construção. Essa escolha depende se você precisa manter as definições de material dos componentes.
Escolha um dos seguintes modos de preservação de Material:
•Nunca Explodir Elementos. A preservação do Material não é garantida.
Esta é a opção padrão: elementos complexos (Composições e Perfis) não são explodidos, porque isso multiplica o número de partes do Elemento de Construção no IFC.
•Explodir apenas quando necessário para preservar materiais. O programa explodirá um elemento somente se essa for a única maneira de preservar sua definição de material.
•Explodir todos os elementos em partes, preservar materiais. Todos os elementos complexos são explodidos em partes, e a preservação do material é garantida.
Notas:
–Essas opções de preservação de Material são relevantes apenas para o IFC2x3.
–Para o IFC4, use o controle abaixo: consulte Dividir Elementos de Construção complexos em partes.
Estruturas Compostas e Perfis Complexos
Dividir Elementos de Construção complexos em partes
Use este controle para dividir elementos complexos em Partes de elementos da construção. Esta opção permite atender ao IFC4 Reference View. As definições de material não são afetadas por essa opção (o IFC4 retém as definições de material, independentemente de os elementos complexos serem divididos.)
Esta opção permite que os elementos compostos e os Perfis complexos sejam divididos nos chamados “Partes de Elementos da construção”. Com esta opção, o Engenheiro Estrutural que receber o projeto saberá que uma Parede composta inclui um componente de vazio de ar.
Se você selecionar esta caixa:
–a estrutura da árvore abaixo é editável: você pode escolher tipos de elementos específicos para serem divididos em partes. (Os tipos de elementos não verificados não serão divididos.)
Se a caixa não estiver marcada: nenhum elemento complexo será dividido.