Exportar Ficheiros do ARCHICAD para o Software de Análise Energética

Antes de o modelo arquitectónico ser exportado para uma aplicação de análise energética, é necessário definir uma vista de modelo 3D com conteúdo simplificado. Vista do Modelo Energético do Edifício ARCHICAD simplificada, escondendo dados desnecessários. Os volumes dos espaços interiores e as suas posições relativas devem ser modeladas adequadamente.

Para obter informações detalhadas sobre a criação do modelo energético do edifício com o ARCHICAD, consulte os capítulos de Ajuda do ARCHICAD seguintes (em Fluxo de trabalho da Avaliação Energética: Visão Geral):

- Preparar o BIM Arquitectónico para Avaliação Energética

- Definir Blocos Térmicos

- Análise Automática da Geometria do Modelo e Propriedades do Material

Existem dois formatos de ficheiros disponíveis para exportar dados do ARCHICAD para aplicações de análise energética: IFC e Excel.

Utilizar IFC

Os especialistas energéticos que trabalham com aplicações que disponibilizam a opção de importação de ficheiros com base em IFC devem usar um Tradutor IFC pré-configurado no ARCHICAD para aplicações energéticas ou criar uma configuração do tradutor personalizada. Por exemplo, o modelo arquitectónico exportado tem de conter a informação de relação entre as Zonas e os seus elementos de cercadura.

Ver Exportar Modelo IFC do ARCHICAD.

Utilizar Excel

Utilize a página Dados Geométricos da tabela Excel de resultados como uma entrada para outros softwares de cálculo energético, tais como folhas de cálculo Excel de terceiros que utilizem algoritmos de cálculo energético estacionários e simplificados.

Ver Ler o Relatório de Avaliação do Desempenho Energético em XLS.