Fluxo de Trabalho de Leiautes: Projetos Maiores
Em grandes escritórios de arquitetura, que trabalham com projetos de grande escala e de múltiplos edifícios, pode ser mais prático decompor o projeto em entidades menores. Cada uma destas entidades subordinadas (por exemplo, edifícios localizados no mesmo terreno) constitui um arquivo de projeto, que se pode referir a um único conjunto de modelos, módulos e bibliotecas.
No entanto, a documentação vai provavelmente estender-se a todo o projeto, recolhendo desenhos de todos os arquivos de projeto.
Neste caso, faz sentido definir um único Livro de Leiautes, que acomoda as vistas e os arquivos provenientes de todos os arquivos de projeto que constituem o projeto.
Existem, basicamente, três soluções:
Modelo de Arquivo Único e Livro de Leiautes
Se existir um arquivo principal maior, com um ou dois arquivos adicionais menores, você pode construir a estrutura do Livro de Leiautes no arquivo maior, tal como faria no modelo anterior de arquivo único, e, depois, abrir os arquivos menores, localizar as suas vistas no Organizador e adicioná-las ao Livro de Leiautes.
Ver Vista do local a partir do projeto externo (Seletor de Projetos do Navegador).
Arquivos de Projeto Múltiplos, com Arquivo em Separado Apenas para Livro de Leiautes
Se existirem muitos arquivos de projeto, aproximadamente do mesmo tamanho e complexidade, pode fazer sentido criar um arquivo de projeto adicional, que não contenha elementos de construção, mas apenas o Livro de Leiautes. Você pode, depois, abrir os outros arquivos um a um, e adicionar as suas vistas ao Mapa de Leiautes, criando um subconjunto para cada arquivo, ou definindo qualquer outra estrutura hierárquica.
Quando um leiaute é ativado no modelo de vários arquivos, o Archicad verifica se contém desenhos provenientes de arquivos de projeto externos. Se for esse o caso, serão atualizados os desenhos definidos como de atualização automática. Se o arquivo contendo o desenho fornecido for aberto em outra sessão, a atualização ocorrerá automaticamente. Se o arquivo contendo o desenho fornecido não estiver aberto no momento, outra sessão será iniciada para abri-lo.
Arquivos de Projeto Múltiplos, Livro de Leiautes Separado, Desenhos Separados (Arquivos PMK)
Este fluxo de trabalho pode ser apropriado se diversos indivíduos estiverem trabalhando simultaneamente no modelo e na documentação através de uma rede.
Neste fluxo de trabalho, tal como no anterior, o modelo está localizado em um ou mais arquivos de projeto e o Livro de Leiautes no arquivo de projeto em separado. Porém, o procedimento de Leiaute é diferente: Os Leiautes irão conter Desenhos cuja origem é um arquivo externo, mais do que diretamente vinculado a vistas de projeto.
O projetista do modelo criará vistas, como habitual, no arquivo do projeto. Ao invés de colocar estas vistas diretamente no Leiaute, ele usará a função de Publicação para salvar e carregar as vistas no formato PMK (um formato de desenho nativo do Archicad, que ocupa menos espaço do que muitos outros formatos).
Consulte Formatos dos Arquivos do Publicador.
O arquiteto responsável pelo Livro de Leiautes irá depois colocar estes desenhos PMK no Leiaute, utilizando a Ferramenta Desenho ou o comando Arquivo > Conteúdo Externo > Colocar Desenho Externo do Arquivo.
Consulte Colocar arquivo de desenho externo (métodos múltiplos).
Estes Desenhos colocados, tal como qualquer outro Desenho, são de atualização automática e manual. A sua origem é um arquivo PMK. Consequentemente, é responsabilidade do projetista do modelo garantir que toda vez que uma vista do projeto for modificada, o arquivo PMK criado a partir dessa vista também seja substituído, para que os desenhos vinculados a esses arquivos PMK possam ser atualizados.
Vantagens deste fluxo de trabalho:
•Atualizar documentação pode ser mais rápido, dado que envolve a atualização de um único arquivo de desenho de pequenas dimensões de uma só vez.
•Abrir o Livro de Leiautes pode demorar menos tempo, desde que os arquivos PMK que servem de origens de Desenho estejam localizadas fora do arquivo de projeto.
•Se os Desenhos com base em PMK estiverem definidos para atualização automática, então irão ser atualizados automaticamente quando o Leiaute é publicado.
Se for necessário, você pode desassociar o vínculo do Desenho ao arquivo PMK e voltar a vinculá-lo à vista do modelo original. Para tal, selecione o(s) arquivo(s) PMK no Gestor de Desenhos (a seleção múltipla está disponível) e utilize o seguinte comando do menu de contexto: Vincular a Vista do Modelo Original.