Acerca das Membranas

Criação de Membrana Básica

Os elementos de grelha podem ser criados na Planta ou na Janela 3D. Utilize uma das três formas básicas:

Extrudida

Revolvida ou

Regulada

Shell3Sample.png 

A criação de uma Membrana básica de qualquer um destes tipos é fácil. A seguir, pode continuar a desenvolver a Membrana, editando-a graficamente, rodando-a livremente, adicionando aberturas ou cortando o seu contorno em qualquer forma.

Ver Edição Gráfica de Membranas.

Estrutura da Membrana

Tal como outros elementos construtivos, a estrutura essencial de uma Membrana deriva do seu Material de Construção, atribuído nas Definições da Ferramenta Membrana.

Uma Membrana (tal como uma Parede, Laje ou Cobertura) pode ter uma estrutura composta. Nota: se a estrutura da laje for um composto, a espessura da laje é definida em Opções > Atributos do Elemento > Composições e é igual à soma das espessuras das camadas.

Para uma Membrana composta, a superfície "lado de Referência" é a primeira camada apresentada do composto, nas Definições Composições.

Nota: pode editar uma composição seleccionada, acendendo às suas definições a partir do respectivo menu de contexto:

EditSelectedComposite00175.png 

A Membrana é construída a partir de uma membrana (o lado da Referência) mais um corpo de Membrana ligado a um lado da membrana. O corpo da Membrana "cresce para baixo," com o lado de Referência no topo.

O lado de Referência da Membrana é significativo quando:

calcular a área de superfície da membrana ou das suas camadas

sobrepuser superfícies, conforme necessário, no Painel de Modelo das Definições de Membrana.

ShellRefSide.png   RefSideShell1.png

Utilize Rodar (nas Definições de Membrana ou na Caixa de Informações) se desejar mover o corpo da Membrana para o outro lado da Membrana.

RefSideShell2.png 

Visualização de Vigas em Planta

A visualização da Membrana na Planta baseia-se na sua geometria 3D real. Deste modo, verá os efeitos das Operações Elementos Sólidos em Membranas na Planta.

As Membranas podem apresentar uma trama de superfície, que - tal como nas Coberturas - pode ser definida para reflectir a trama vectorial da superfície da Membrana, seja como definida no Material de Construção ou (se a sobreposição estiver activa) a sobreposição da sua superfície de topo. (Activa a caixa de verificação Usar Trama a partir de Superfície nas definições de Trama de Superfície, em Definições de Membrana.)

Ligações de Membranas

Para informações sobre o modo como as intersecções (junções) funcionam entre os elementos construtivos, incluindo Membranas:

Ver Intersecções de Elementos e Agrupar Elementos: Coberturas, Membranas, Morphs.

Tal como nas Coberturas, as Membranas são elementos de corte e participam em ligações associativas de modelo. Isto significa que pode ajustar Membranas a outros elementos para alcançar geometrias precisas e estruturas complexas.

Ver Cortar Elementos pela Cobertura/Membrana.

Aberturas de Membranas

Podem ser colocados Vãos e Clarabóias em Membranas.

Ver Criar Buraco na Membrana e Clarabóias.

Pousar na Membrana

A gravidade funciona em Membranas. Isto é, ao colocar uma nova Parede, Pilar, Viga ou Objecto, a função Gravidade permite posicioná-los directamente sobre uma Membrana existente, adoptando a altimetria do elemento sobre o qual são colocados.

Ver também Gravidade.