Considerações Gerais Para a Utilização de Definições Detalhadas
As seguintes considerações gerais estão relacionadas com alguns do parâmetros detalhados das Definições Cineware.
Renderizador Físico vs. Standard
Optimizar Tempo de Rendering com "Opções Gerais"
Renderizador Físico vs. Standard
Por defeito, o Cineware utiliza um modo de rendering denominado de "Standard", que oferece bons resultados para a maioria dos utilizadores.
A alternativa é o Renderizador Físico, que simula o funcionamento de uma câmara física e possui parâmetros correspondentes (p.ex. velocidade do obturador).
Para activar o Renderizador Físico, seleccione a caixa Usar Renderizador Físico na vista Definições detalhadas das Definições Cineware.
Algumas considerações para a escolha de um modo Renderizador (Standard vs. Físico):
•Se possuir um edifício com um tamanho standard sem reflexões desfocadas: utilize o modo render Standard
•Se possuir um modelo grande, detalhado, incluindo várias superfícies com parâmetros complexos e/ou reflexões desfocadas: o modo render: Físico aumentará os tempos de rendering para estas operações
•Ao executar o rendering de objectos bitmap, utilize o Renderizador Físico
Características do Renderizador Físico
•Tende a criar uma imagem granulada, se as definições não forem optimizadas
•Retrata correctamente os seguintes efeitos fotográficos:
–Profundidade de campo renderizada com efeitos de desfocagem correspondentes
–Vinheta (escurecimento no sentido da margem da imagem)
–Aberração Cromática (emendas de cor nas arestas)
•Ao renderizar múltiplos efeitos desfocados combinados (reflexões desfocadas/transparência desfocada) o Renderizador Físico é mais rápido do que o renderizador Standard.
•Implementação mais fácil: o renderizador Físico não utiliza Amostras Mín./Máx., nem valores de Precisão em luz e Superfícies
•Não utiliza Anti-aliasing
•Inclui diferentes Motores RayTracing para selecção: Físico (Legado), Embree (TurboBoost) e Embree.
•Inclui diferentes algoritmos de rendering para escolha: modo Fixo/Adaptativo e Progressivo. A utilização do modo progressivo permite a obtenção de uma imagem granulada, contudo realista, imediatamente após o pressionamento do botão render (e após a GI, se utilizada) e, assim, a imagem renderizada fica progressivamente menos granulada à medida que o tempo de rendering avança. (Ver Modo Progressivo de Rendering.)
•Profundidade de Campo funciona como uma definição de câmara (F-stop). (Por oposição, Campo de Profundidade é um pós-efeito no renderizador Standard.) Isto torna o renderizador Físico preferível, se:
–estiver a usar Texturas com efeitos alfa e pretender combiná-los com a Profundidade de Campo
–o seu modelo possuir muitas superfícies transparentes (pode parecer artificial se renderizado como um pós-efeito, como no renderizador Standard).
Desvantagens do Renderizador Físico
•A simulação realista de efeitos físicos requer uma maior capacidade de cálculo e mais tempo. Oferece, contudo, diversas definições adicionais (que oferecem uma óptimo potencial para optimização).
•O rendering físico não funciona em conjunto com luzes Especulares ou lentes cilíndricas; a relva é renderizada a uma velocidade muito menor.
Optimizar Tempo de Rendering com "Opções Gerais"
Esta lista de opções afecta o rendering como um todo: se anular a selecção de uma opção aqui, esta é desactivada para o modelo completo de rendering, independentemente do que tenha definido em qualquer outro lugar. Vale a pena considerar o que pode ser desactivado para minimizar o tempo de rendering. Por exemplo, pode desactivar toda a desfocagem com um único clique.
A Iluminação Global (GI) é um método sofisticado para se obter efeitos de luz realísticos no seu modelo. O algoritmo simula os efeitos não apenas das fontes de luz directas, mas também os efeitos de luz indirectos - ou seja, os inter-reflexos causados pelos raios de luz a "embaterem" nas superfícies.
Com Cineware, consegue alcançar renderings de qualidade muito elevada através da utilização da Iluminação Global. Contudo, esta opção pode aumentar significativamente o tempo de rendering. Podem ser utilizados dois métodos em conjunto: métodos Primário e Secundário.
Ver Método Primário e Método Secundário (Iluminação Global Cineware).
Entre os muitos parâmetros relacionados com a GI, o valor Profundidade Difuso pode fazer uma diferença significativa na qualidade do rendering. Define o número de vezes que a luz reflecte numa cena, ou seja, quantas vezes um "raio de luz" é reflectido de superfícies.
•O valor mínimo de Profundidade Difuso de 1 resulta apenas numa iluminação directa através de elementos planos, emissores de luz. Isto será suficiente para a maioria das cenas externas, com Céu Físico ou Céus HDRI, oferecendo uma fonte de luz significativa.
•Um valor de Profundidade Difuso de 2 é necessário para alcançar uma iluminação indirecta. Um valor mínimo de 2 será necessário para cenas interiores.
Se estiver a utilizar o renderizador Físico, as respectivas três definições de amostragem incluem a opção Progressivo: após iniciar o processo de rendering, recebe feedback básico imediato. Depois, à medida que o tempo passa, a imagem é gradualmente ajustada com precisão.
Esta opção, por seu lado, tem três formas de definir um limite no processo de rendering:
•Infinito: o rendering continua indefinidamente até premir Parar.
•Limite de Tempo: o processo de rendering pára após um intervalo de tempo definido.
•Contagem de passos: o processo de rendering pára após um número de passos especificado.
Com Rendering Progressivo, a imagem de rendering passa por diversos passos progressivos, enquanto a imagem fica visivelmente menos granulada. Se utilizar a opção Infinito, poderá clicar para parar o rendering após um determinado tempo, se achar que a sua imagem já está suficientemente aperfeiçoada.
De facto, demora muito menos do que o infinito até alcançar um resultado desejável. Após um determinado número de passos de rendering, será quase impossível ver alterações adicionais, uma vez que a imagem está renderizada com tanta precisão.