Amostragem (Iluminação Global Cineware)
Esta definição está disponível como parte do efeito de Iluminação Global opcional, na vista Detalhada de Definir Rendering para o motor Cineware.
As definições de Amostragem aqui afectam apenas a amostragem de GI: quantas amostras devem ser enviadas e onde para recolher luz do ambiente? As amostras são enviadas de forma hemisférica a partir do ponto de sombreamento (também denominado "amostra primária").
As definições de Amostragem afectam a amostragem GI para o Método Primário QMC e IR (se estes forem também utilizados para o Método Secundário, será apenas utilizada uma fracção do valor aqui definido):
A imagem abaixo mostra como o Modo GI QMC funciona.
Na imagem acima:
•Esquerda (Amostragem de Área Discreta e Amostragem de Céu Discreta desactivada): no primeiro ponto de contacto, são enviadas diversas amostras numa direcção hemisférica (é exactamente para isto que se destina a opção de Amostragem Hemisférica)).
•Centro (Amostragem de Área Discreta está activada e Amostragem de Céu Discreta está desactivada): adicionalmente à amostragem hemisférica, diversas amostras são também enviadas na direcção de Portais e luzes (poligonais).
•Direita (Amostragem de Área Discreta e Amostragem de Céu Discreta activadas): adicionalmente à amostragem hemisférica e à amostragem de luz de Área, são enviadas amostras adicionais na direcção do céu.
As definições de Amostragem descritas abaixo definem sobretudo se e como muitas amostras são criadas na Esfera 1.
Na seguinte imagem, uma luz de Área foi posicionada na parte traseira de um quarto. Uma janela na parede lateral direita está virada para um objecto Céu com um HDRI atribuído a si (consegue renderizar sombras vivas!). Nenhuma outra fonte de luz foi posicionada no projecto. As imagens foram renderizadas com o Método Primário QMC (com o Método IC, iria ver pontos em vez de granulação na imagem).
•Esquerda (Amostragem de Área Discreta e Amostragem de Céu Discreta desactivadas): esta não é uma opção viável para este Projecto em particular. A imagem em si é muito granulada (o resultado de amostras aleatórias a afectar a luz de Área). As sombras são ainda mais granuladas. Pontos brilhantes estão também visíveis, o resultado de muito poucas amostras aleatórias a afectar o sol do céu (HDRI).
•Centro (Amostragem de Área Discreta activada e Amostragem de Céu Discreta desactivada): a granulação geral foi significativamente reduzida, uma vez que estão a ser enviadas amostras adicionais para a luz de Área (cada ponto visível à câmara é analisado, o que resulta numa sombra altamente definida para a Área).
•Direita (Amostragem de Área Discreta e Amostragem de Céu Discreta activadas): adicionalmente à amostragem hemisférica e às amostras de luz de Área, são enviadas amostras adicionais na direcção do céu. Isto anula os pontos brilhantes, uma vez que cada ponto visível à câmara é analisado com precisão no que respeita a influência do céu (incluindo o seu efeito sobre os restantes elementos do projecto).
No geral, pode deixar a Amostragem Discreta activada. Desactive-a apenas para instâncias especiais, de forma a excluir intencionalmente um dos modos de Amostragem. A diferença em termos de tempo de rendering será notável se não estiver presente nenhuma luz de Área ou céu no projecto.
A descrição das seguintes definições aplica-se ao Método Primário QMC. O mesmo aplica-se ao método IR, com a excepção da amostragem ocorrer para cada ponto de sombreamento, em vez de ocorrer para cada pixel.
Amostras Estocásticas
Método: são utilizados dois métodos para definir a contagem de amostras:
•Uma determinação automática controlada por uma das definições de qualidade (Baixa, Médio, Alta, Precisão)
•Um número fixo de amostras definido pela definição Contagem de Amostra
–A selecção de Contagem de Amostra à Medida permite-lhe definir manualmente o valor de Contagem de Amostra
–A selecção de Precisão à Medida permite-lhe definir manualmente o valor Precisão
Precisão: utilize esta definição para definir uma contagem de amostra optimizada. A contagem ideal depende do Projecto (e no modo GI IR, nas outras definições de Cache de Irradiância também) e claro o valor de Precisão definido.
Contagem de Amostra: esta definição define o número fixo de amostras a ser utilizado. Um valor mais elevado produz uma qualidade de rendering correspondentemente melhor (para QMC isto pode ser visto através da granulação; para IR o número de pontos é reduzido).
Aumentar Contagem de Amostra (da esquerda para a direita)
Esta Contagem de Amostra de rendering será também utilizada pelas opções Amostragem de Área Discreta e de Céu Discreta, se não tiverem uma contagem personalizada definida (ver abaixo).
Amostragem de Área Discreta
Seleccione Usar Amostragem de Área para activar este método.
Para que este tipo de amostragem funcione, a opção Luz de Área GI tem de estar activada no canal Iluminação de Superfície.
Ver Iluminação (Canal de Superfície Cineware).
Este método de amostragem envia amostras adicionais para luzes de Área (polígono). Estas serão, assim, enfatizadas desproporcionalmente, o que terá um grande efeito na qualidade da GI.
Ao centro: Amostragem de Área Discreta desactivada, à direita: activada
Tenha em atenção que mesmo que desactive esta opção, as luzes de Área NÃO serão omitidas do cálculo de GI. Estas luzes, simplesmente, não irão qualquer atenção especial e serão afectadas aleatoriamente pela amostragem hemisférica (com um resultado correspondentemente granulado).
Forçar Per-Pixel: esta opção só tem vantagens no Método Primário IR. Por norma, todas as luzes serão consideradas para o cache quando é criado um Cache de Irradiância. Contudo, isto não funciona se tiver luzes de Área muito pequenas, claras. O resultado serão imagens com pontos. Se activar a opção Forçar Per-Pixel, o cálculo das luzes de Área será separado do cache e calculado separadamente (como o método QMC por defeito) para cada eventual píxel (superfícies de objectos mas não fundos ou céus, por exemplo).
À esquerda, Força Per-Pixel desactivada, à direita: activada
Contagem de Amostra à Medida/Contagem de Amostra
Utilize estes campos para definir uma contagem de amostra à medida. Se a opção Contagem de Amostra à Medida estiver activada, será utilizado o mesmo número de amostras, conforme definido em Amostras Estocásticas.
Amostragem de Céu Discreta
Seleccione Usar Amostragem de Céu para activar este método.
Este modo de amostragem considera o céu em particular (p.ex., o Céu Físico ou um Céu HDRI).
Um mapa de céu será calculado internamente durante o rendering, que concentrará então as amostras adicionalmente criadas em primeiro lugar nas regiões mais claras durante o rendering. Isto significa que texturas HDRI com suficiente contraste podem projectar sombras com regiões localmente muito claras.
A única fonte de iluminação aqui é a textura HDRI num objecto céu.
Repare na sombra relativamente viva (opção desactivada à esquerda).
Se esta opção for desactivada, o céu NÃO será omitido do cálculo de GI. O céu, simplesmente, não irá receber qualquer atenção especial e será afectado aleatoriamente pela amostragem hemisférica (o sol extremamente claro irá produzir uma imagem granulada).
Força Per-Pixel: esta opção só tem vantagens para o Método Primário IR. Quando é criado um Cache de Irradiância, serão retiradas normalmente amostras do céu e consideradas para o cache. Para regiões claras (sol) ou com superfícies mais pequenas, este método tem limites e resultará em renderings com pontos.
Se activar a opção Forçar Per-Pixel, o cálculo da luz emitida pelo céu será separado do cache e calculado separadamente para cada eventual píxel (superfícies de objecto mas nenhum fundo, nem céu, etc.), que é como o método QMC funciona por defeito.
Um objecto Céu com uma textura HDRI aplicada encontra-se por trás da janela.
À esquerda, Força Per-Pixel desactivada, à direita activada.
Contagem de Amostra à Medida/Contagem de Amostra
Utilize estes campos para definir uma contagem de amostra à medida. Se a opção Contagem de Amostra à Medida estiver activada, será utilizado o mesmo número de amostras, conforme definido em Amostras Estocásticas.