Representação 2D e 3D de Objectos
Opções Visualização Modelo para Itens de Biblioteca
Em função das bibliotecas que o seu projecto carregou, utilize as Opções Visualização do Modelo (Documentação > Visualização do Modelo > Opções Visualização Modelo) para atribuir preferências globais para a visualização de certos itens da biblioteca e seus parâmetros.
Ver Definições Diversas para Itens da Biblioteca.
Por defeito, Objectos e Lâmpadas utilizam as definições de nível de detalhe definidas em Opções de Visualização do Modelo (Por OVM). Para um determinado objecto/lâmpada, se o controlo estiver disponível, pode sobrepor o seu nível de detalhe em Definições de Elemento (utilize os controlos Representação 2D ou 3D).
Nível de Detalhe 3D
Onde aplicável, este controlo permite-lhe sobrepor as definições baseadas em OVM para um objecto: escolha Esquemático, Simplificado ou Completo.
Se escolher Off, o objecto não é apresentado em 3D.
Nível de Detalhe 2D
•Se escolher Sensível à Escala, a visualização do objecto varia conforme a definição da escala em Documentação > Escala da Planta.
•Se escolher Simbólico, o parâmetro Tipo de Símbolo fica disponível, podendo escolher um símbolo fixo para visualizar o objecto em Vistas 2D, independentemente da escala.
Objectos 2D vs. 3D
As Plantas, Pessoas e Veículos podem ser encontrados tanto na pasta Elementos 2D como na de Visualização. As Pessoas e Plantas da pasta Elementos 2D são visualizadas em Alçado, e pressupõe-se a sua utilização nas Janelas de Secção/Alçado. A utilização destas representações simples poupa tempo.
Os Veículos são também elementos 2D, mas têm duas ou mais tipos de vista: uma vista superior para a Planta, e vistas laterais, frontais e posteriores para as Secções/Alçados.
Os elementos correspondentes na pasta Visualização são representações 3D, destinadas a aparecer na Janela 3D e, especialmente, nos Renderings. A pasta Visualização também contém algumas imagens, utilizadas para mapeamento de texturas. Nas vistas 3D, são visualizadas como tramas simples, e só aparecem nos renderings. Se colocar e activar uma Câmara, a imagem estará sempre frontal à mesma, para evitar distorções.
Alguns elementos complexos podem demorar muito tempo a ser visualizados em 3D completamente detalhado - por exemplo, árvores realistas e outras plantas que consistem num número muito elevado de polígonos.