Definições da Ferramenta Linha

As Linhas são o elemento de desenho mais simples do ARCHICAD.

Line_Tool.png 

Para informação geral sobre a utilização de linhas, ver Linhas.

Para uma descrição das definições genéricas comuns a todas os itens da Caixa de Ferramentas, veja Trabalhar nas Caixas de Diálogo de Definição de Ferramentas.

A opção Uniformizar Definições para as Ferramentas de Linhas permite aplicar as definições desta caixa de diálogo a todas as ferramentas do tipo Linha: Linha, Arco/Círculo, Spline, Polilinha.

Os Favoritos de qualquer uma das quatro ferramentas do tipo Linha (Linha, Arco, Polilinha, Spline) podem ser aplicados a qualquer um dos outros elementos tipo Linha.

Painel Definições Gerais

O painel Definições Gerais é semelhante nas ferramentas Linha, Arco/Círculo, Polilinha e Spline.

Seleccione um Tipo de Linha, a partir do menu pop-up de selecção.

Digite um Número de caneta (1-255) para a Linha/Arco/Polilinha/Spline.

Clique na cor para obter uma janela de selecção de Cor para a Linha/Arco/Polilinha/Spline.

Seleccione a opção Limites da Zona para permitir que as linhas delimitem Zonas quando estiver a utilizar os métodos de reconhecimento automático da ferramenta Zona.

Ver Construção de Zona de Reconhecimento Automático.

Clique nos ícones das Setas para escolher uma Linha sem Setas, ou uma Linha com uma seta no início, no fim ou em ambas as extremidades.

Introduza o valor da altura da Seta.

Introduza um número (1-255) de Cor de Caneta para a Seta.

Clique para abrir a palete pop-up de selecção da Cor de Caneta para a Seta.

Clique no ícone pop-up Seta para definir o tipo de marcador.

O último tipo de seta é especial, porque resulta numa linha dupla. Neste caso, o cursor ficará vinculado ao eixo invisível entre as duas linhas visíveis.

Se começar a desenhar um elemento aberto com Setas, e decidir fechá-lo, enquanto desenha ou mais tarde, as Setas irão, simplesmente, desaparecer.

Se, mais tarde, converter um elemento fechado num aberto, por exemplo um Círculo num Arco, pode seleccioná-lo, abrir a caixa de diálogo de definições, e adicionar novamente as Setas.

Painel de Propriedades da Linha

O painel Propriedades da Linha é semelhante nas ferramentas Linha, Arco/Círculo, Polilinha e Spline.

Categoria da Linha: atribui uma categoria à linha seleccionada. Pode utilizar as categorias de linha para ajustar as opções de visualização e exportar definições para as linhas, em função da sua categoria.

O ARCHICAD dispõe de três categorias de linhas:

Linhas de Desenho: Linha simples 2D. As linhas desenhadas com a Ferramenta Linha estarão, por defeito, nesta categoria.

Linha de Corte: Linha de contorno de um elemento 3D, num plano de corte.

Nota: É possível visualizar as Linhas de Corte com uma espessura maior: active a opção Linhas de Corte a Cheio, em Visualização > Opções de Visualização no Ecrã.

Linha de Separação de Camada: Linhas separadoras, entre camadas de estruturas compostas, incluindo paredes, pilares, lajes e coberturas.

As categorias de linha podem ser úteis, por exemplo, se tiver explodido uma parede composta, nas suas linhas e tramas constituintes. Por defeito, no painel Propriedades da Ferramenta Linha, todas as linhas de contorno estão na categoria “Linha de Corte”, e todas as linhas separadoras na categoria “Separadora de Camada”.

Todas as outras linha estão, por defeito, na categoria de Desenho. No entanto, se desenhar linhas manualmente numa Janela de Pormenores/Folha de Trabalho, Fragmento ou Secção/Alçado/AI, pode atribuir-lhes categorias, de acordo com estas linhas à sua função na planta. Desta forma, ao atribuir uma opção de visualização, até as linhas desenhadas à mão podem ser consideradas Linhas de Corte ou de Separador de Camada.

As categorias de linha também são úteis se gravar o ficheiro no formato DXF/DWG: a caixa de diálogo Configurar Tradução permite definir um Vegetal separado, para onde as linhas de determinada categoria são exportadas.