Cada Laje tem um plano de referência, que desempenha um papel nas intersecções com outros elementos. A capacidade de atribuir com flexibilidade um plano de referência a uma Laje ajuda-o a alinhar intersecções mais facilmente e a controlar as mudanças que ocorrem no caso de alterar a estrutura da Laje.
Se redefinir um plano de referência de uma Laje existente, toda a Laje irá mudar a sua posição em correspondência. Desta forma, as ligações anteriormente feitas à laje permanecem intactas.
Nota: para modificar o plano de referência da Laje enquanto mantém a posição da Laje inalterada, use o comando Modificar Plano de Referência da Laje.
Ver Modificar Plano de Referência da Laje, em baixo.
Definir Plano de Referência da Laje
Use a Caixa de Informações ou o Painel Geometria e Posicionamento das Definições de Laje para escolher um plano de referência. Clique no atalho "C" para percorrer as opções do plano de referência na Caixa de Informações da Laje.
Existem dois planos de referência possíveis para uma Laje básica: o plano do topo ou o plano da base.
Existem quatro planos de referência possíveis para uma Laje composta: o topo ou a base do núcleo da Laje ou o topo ou a base da Laje.
Nota: se a composição seleccionada não possuir núcleo, as opções para plano de Referência relacionadas com o núcleo são apresentadas a cinzento.
Para uma Laje composta, a superfície de "topo" é a primeira camada listada da composição, em Definições Composições.
Note que os campos e ícones de elevação da Caixa de Informações variam consoante a localização do plano de referência da Laje.
Assim, as Paredes podem unir Lajes ligando-se ao topo do núcleo da laje, e não ao topo do acabamento da Laje.
•Quando se usa uma Laje para modelar um tecto: o plano de referência pode ser colocado na base da Laje, e não no topo.
•Se redefinir um Plano de Referência de uma Laje existente desde o Topo do Núcleo até à base do Núcleo, toda a Laje irá mudar a sua posição em correspondência. Desta forma, as ligações anteriormente feitas à laje permanecem intactas.
Aqui, as Paredes estão ligadas ao Topo e Base do Núcleo da Laje, respectivamente.
Plano de Referência no Mapa Interactivo/Pesquisar & Seleccionar
No Mapa Interactivo, pode apresentar uma lista dos elementos da Laje usando campos separados para a Altimetria do Topo e da Base do elemento; porém, a "Altimetria à Origem do Projecto 0" e a "Altimetria ao Piso" referem-se à altimetria do plano de referência da Laje (não à altimetria do topo da Laje).
Também é possível Pesquisar & Seleccionar lajes no seu projecto ou apresentá-las numa lista no Mapa Interactivo, com base na posição dos seus planos de referência:
Editar Lajes por Plano de Referência
Na vista 3D, o Plano de Referência da Laje é apresentado como uma linha azul espessa. A sua forma é uma projecção do topo da Laje; para editar a Laje, pode clicar na linha do Plano de Referência ou no contorno do topo da Laje, ou em qualquer vértice.
Utilize esta função (Edição > Dar nova forma > Ajustar Elementos a Lajes) para ajustar facilmente elementos (Paredes, Pilares ou Vigas horizontais) a níveis específicos de uma ou mais Lajes que se encontram acima e/ou abaixo deles.
Ver Ajustar Elementos a Lajes.
Modificar Plano de Referência da Laje
Este comando (em Edição > Linha e Plano de Referência > Modificar Plano de Referência da Laje) permite-lhe modificar o plano de referência da Laje de uma ou mais Lajes seleccionadas, enquanto mantém a posição da Laje inalterada.
Nota: se a selecção incluir uma ou mais Lajes básicas, escolher a opção "Topo do Núcleo" aqui resultará num plano de referência do "Topo" para estas Lajes básicas.
Esta função pode ser útil se usar estruturas básicas para o modelo durante a fase de esboço e, mais tarde, converter Lajes básicas em compostas. Neste caso, pode ajustar o plano de referência ao topo do núcleo e não ao topo, consoante necessário.
Ao migrar ficheiros de versões mais antigas, poderá considerar útil usar esta função para mudar o plano de referência da Laje do topo para outras localizações.