Visualização em Planta/Visualização Planta de Tectos (Definições Escada)
Cada Escada tem dois grupos de definições, definindo preferências de visualização para o Símbolo de Escada (e seus componentes) em Planta e Visualização Planta de Tectos.
Nota: mude a visualização da Escada por vista, utilizando as Opções de Visualização do Modelo. Ver Símbolo de Escada: Escolher Visualização em planta ou Visualização Planta de Tectos.
Layouts de Visualização de Escada (Mostrar nos Pisos)
Escolha os pisos nos quais o símbolo 2D da Escada deve ser visualizado.
Layout Em (Visualização de Escada em Cada Piso)
Varie a visualização do símbolo de uma escada, de piso para piso.
Definições Escada: Componentes de Símbolo
Mostre ou esconda cada componente do símbolo da Escada. (Sobrepõe as definições de mostrar/esconder em Opções de Visualização do Modelo.)
Definições Escada: Sobreposições de Símbolo
Aplique sobreposições à visualização do símbolo 2D completo da Escada (linhas, canetas, tramas).
Definir Atributos para Cada Componente de Símbolo de Escada
Defina atributos e escolha o tipo de símbolo para qualquer componente de Símbolo (p. ex., Linha de Corte, Linha de Subida, Numeração).
Layouts de Visualização de Escada (Mostrar nos Pisos)
Use o pop-up para definir os Pisos onde o símbolo 2D da Escada deve ser visualizado.
Os pisos que define (por exemplo, "Todos Relevantes & Um Piso Acima") são listados no campo abaixo (sob "Layout Em").
Um Piso Relevante é um piso que a Escada intersecta fisicamente. Aos definir Pisos para a visualização da Escada, as Escadas multipisos podem ter, por exemplo:
•um Piso de Baixo Relevante
•um ou mais Relevante-Pisos Intermédios
•um Piso de Topo Relevante
Layout Em (Visualização de Escada em Cada Piso)
Sob Layout Em: clique em cada Nome do Piso e escolha o modo de visualização da Escada nesse piso:
•Linha de Corte: com ou sem Linha de Corte
•Atributos Visíveis vs. Escondidos: para usar atributos Visíveis ou Escondidos nas partes visualizadas da Escada. O conjunto de atributos (para partes escondidas e visíveis) é definido para cada componente de símbolo na sua própria página de definições. Ver em baixo.
Use a Previsualização para ficar com uma ideia da visualização 2D da Escada em cada piso.
Nota: se a Escada tiver uma Guarda associada, pode aplicar estas mesmas definições de Visualização à Guarda: utilize a caixa de selecção em Definições de Guarda (ver Layouts de Visualização de Guarda (Mostrar nos Pisos).)
Exemplos de Layout de Escada
Layout da escada no Rés-do-Chão: com Linha de Corte, use Tipo de Linha Visível (Abaixo) e Tipo de Linha Escondida (Acima)
Layout da escada no Primeiro Andar: Sem Linha de Corte, Use Tipo de Linha Visível
Estão disponíveis Layouts adicionais para escadas multipisos, com múltiplas Linhas de Corte.
Ver também Piso Relevante.
Num dado Piso, pode visualizar apenas a parte entre Linhas de Corte.
Layout da Escada em Pisos Intermédios: Visualização Apenas Entre Linhas de Corte
Layout da Escada em Pisos Intermédios: Nenhuma (abaixo da Linha de Quebra1) - Visível (Entre Linhas de Quebra)
- Escondida (Acima da Linha de Quebra 2)
Definições Escada: Componentes de Símbolo
Estes controlos estão disponíveis no nó Visualização em Planta e no nó Visualização Planta de Tectos das Definições Escada.
Componentes de Símbolo: por Opções de Vista do Modelo
Assinale esta opção para mostrar/esconder os componentes 2D da Escada, conforme definido em Documentação > Visualização do Modelo > Opções de Visualização do Modelo.
Ver Mostrar/Esconder Componentes de Símbolo da Escada (por Opções de Vista do Modelo).
Componentes de Símbolo: Personalizar nas Definições Escada
Desseleccione "por Opções de Vista do Modelo" e use a lista abaixo para especificar quais os símbolos a mostrar ou esconder. A Grelha e a Linha de Corte não podem ser escondidas.
Por exemplo: se tiver uma escada existente e uma nova na mesma visualização, pode preferir visualizar a escada existente com menos pormenor.
Seleccione essa Escada, abra as respectivas Definições e desseleccione por Opções de Vista do Modelo.
A partir da lista abaixo, desseleccione os itens (p. ex., Descrição, Numeração) que não precisa ver nessa Escada.
Nota: esta Escada, para a qual personalizou a visibilidade dos respectivos componentes de Símbolo, aparecerá sempre conforme a definiu, independentemente da definição actual de Opções de Visualização do Modelo!
Definições Escada: Sobreposições de Símbolo
Disponíveis no nó Visualização em Planta e no nó Visualização Planta de Tectos das Definições Escada. Estas definições são independentes das Opções de Visualização do Modelo.
Use-as para aplicar, opcionalmente, sobreposições na visualização de todo o símbolo 2D da Escada (linhas, canetas, tramas).
•Para aplicar uma sobreposição de Linha/Caneta/Trama: assinale a respectiva caixa de Sobreposição e, depois, seleccione um atributo nos controlos abaixo.
Definir Atributos para Cada Componente de Símbolo de Escada
Disponíveis no nó Visualização em Planta e no nó Visualização Planta de Tectos das Definições Escada. Estas definições são independentes das Opções de Visualização do Modelo.
Para definir atributos, escolha um componente de Símbolo (Linha de Corte, Linha de Subida, etc.) na estrutura em árvore das Definições Escada, para aceder às respectivas definições.
Para cada Componente de Símbolo:
•Seleccione um tipo de Componente, a partir do menu pop-up.
•Defina os atributos do componente no painel inferior - separadamente para as partes Visíveis e Escondidas do símbolo, conforme aplicável.
Ver também Partes Visíveis e Partes Escondidas.
•Veja a Previsualização para ficar com uma ideia do aspecto do componente.
Definições componente de estrutura
Use estes controlos para definir a visualização 2D das Estruturas de Escada (Lanço e Patamar), dependendo do Tipo de Estrutura que está a utilizar.
Nota: os componentes da Estrutura de Escada são seleccionados no nó Estrutura das Definições Escada. Ver Estruturas de Lanço e Patamar.
Os atributos variam para as partes Visíveis e Escondidas da estrutura.
•Escolha um Símbolo de Linha de Corte (p. ex., Zigzag)
•Defina a posição de Linha de Corte por Altura ou num determinado número de Espelho
•Defina o ângulo de Linha de Corte (para Vertical/Horizontal ou defina o número de passos que deve abranger)
•Aplique uma extensão opcional às linhas da Linha de Corte
•Defina os atributos de Linha de Corte (Definições Componente de Linha de Corte), incluindo a largura do "Motivo" (p. ex., zigzag), se aplicável
Pode editar graficamente o símbolo da Linha de Corte após a sua selecção no modo de Edição (visualização de Símbolo).
Ver também Editar Símbolo de Linha de Corte.
Símbolo de Linha de Subida: Definições de Posição e Visualização
A Posição de Símbolo de Linha de Subida diz respeito ao Símbolo, cuja posição pode editar manualmente aqui ou no Modo de Edição.
(Em contraste, a Linha de Subida Calculada, definida no painel Geometria e Posicionamento de Definições Escada, afecta a geometria do Cobertor e pode ser editada em Definições Escada apenas. Ver Afastar Linha de Subida em Viragem (Curva com Passos Iguais).
Nas Definições de Visualização apresentadas aqui:
•A definição "Por Defeito" significa que o Símbolo da Linha de Subida está na mesma localização da Linha de Subida Calculada, definida em Definições Escada - painel Geometria e Posicionamento
•"Centrar" coloca o Símbolo da Linha de Subida no centro da Escada
•"Pessoal" significa que a Linha de Subida foi editada graficamente para uma nova posição
Para mais pormenores sobre a edição do Símbolo, ver Editar Graficamente Componentes de Símbolo de Escada.
Símbolo de Fim Linha de Subida: Termina no Penúltimo Cobertor
Assinale esta opção para terminar a Linha de Subida no penúltimo cobertor.
Símbolo de Fim Linha de Subida: Editar Largura/Altura da Seta
Ao escolher o símbolo de Fim da Linha de Subida, tenha em atenção que as opções "Automático" significam que os pontos limite da seta são fixos com a largura exacta de um Passo.
Para editar os pontos limite da seta, escolha um tipo de símbolo Personalizado. Também pode editar a seta graficamente, no modo de Edição.
Ver também Editar Seta de Linha de Subida e Editar Posição de Símbolo de Linha de Subida.
Símbolo de Numeração: Mostrar Número nos Pisos
Use estes controlos para definir as preferências de Numeração para a Escada, incluindo a visualização em função do piso, conforme necessário.
Numeração: escolha Espelhos ou Cobertores.
Colocação: escolha quais Cobertores/Espelhos devem ser numerados.
Outras opções permitem-lhe definir onde começar e/ou terminar a Numeração ou para reiniciar Numeração em Patamares.
Pode editar (mover ou rodar) os números graficamente, depois de os seleccionar no modo de Edição (visualização de Símbolo).
Ver Editar Itens de Numeração da Escada.
Pode também utilizar Rótulos de Escada especiais para numerar Cobertores e Espelhos: ver Rotular Escadas.