Para criar uma imagem com rendering dos conteúdos da janela 3D, sujeita a renderizar as definições de tamanho:
•Clique no ícone rendering no fundo da Palete de Definições do Rendering ou
•Utilize Documentação > Imagem Final 3D > Rendering
•A janela da imagem aparece, com uma barra de progresso e o botão Parar, feedback sobre o tempo de rendering decorrido, mais os controlos da janela familiares Zoom e Optimizar.
•Na barra de Tab, o tab da janela de Imagem mostra o feedback sobre o progresso de rendering em segundo plano (apenas Cineware). Uma marca de verificação indica se o rendering está completo (mas ainda não está aberto).
A renderizar em progresso
Rendering completo, ainda não visualizado
•Se necessário, clique em Parar ou feche apenas a janela para parar o rendering.
Nota: o tempo de Rendering varia dependendo de vários factores, incluindo o tamanho e a complexidade dos parâmetros de rendering e as capacidades do hardware.
Opções Seleccionadas Rendering
Ao colocar uma Selecção na janela 3D, tem formas adicionais para limitar o modelo com rendering.
Nota: tem de utilizar a opção Selecção 2D. Assumirá sempre uma forma rectangular (mesmo se desenhar uma Selecção com uma forma personalizada.
Assim que tiver colocado a Selecção, estão disponíveis dois comandos Região com Rendering (no menu Documentação > Imagem Final 3D e nas opções de pop-up do botão Rendering da palete Rendering):
•Renderizar Região Seleccionada e Cortar: com uma Selecção colocada, este é o comando de rendering por defeito. Este renderiza e emite apenas a região seleccionada.
•Renderizar Região Seleccionada: utilize esta função se apenas pretender renderizar uma pequena parte da janela 3D. Esta renderizará a cena como um todo, mas apenas a região seleccionada é renderizada na totalidade; a cena restante é mostrada como transparente.
É útil, por exemplo, se já tiver renderizado totalmente a cena, mas depois altera ou corrige uma parte dela e apenas precisa renderizar novamente essa parte.
Para ambas as opções, a Previsualização mostra apenas a região seleccionada.
Nota: se o modo Renderizar Limite Seguro estiver ligado (ver abaixo), então a sua Selecção apenas terá um efeito na medida em que ela está abrangida pelo Renderizar Limite Seguro. Se o Renderizar Limite Seguro está off, então renderizará a área seleccionada de forma independente.
Ligue esta funcionalidade de visualização 3D em Documentação > Imagem Final 3D > Renderizar Limite Seguro.
Este é um modo ARCHICAD que afecta a janela 3D; este apresenta uma estrutura que indica qual é a parte do modelo que será renderizada.
Isto pode não ser óbvio, porque a saída é afectada pela definição Tamanho em Definir Rendering. Dependendo das definições Tamanho, o seu modelo pode ser cortado no rendering.
Ver Definir Tamanho.
A funcionalidade Renderizar Limite Seguro dá-lhe feedback sobre isto e uma oportunidade de ajustar os parâmetros do Tamanho.
Nota: Renderizar Limite Seguro definida para OFF corresponde às Definições de Rendering das versões 17 e anteriores do ARCHICAD. Nesta situação, o conteúdo total da janela 3D - mesmo o conteúdo que não é visível no ecrã - será renderizado, com o seu tamanho determinado pelo Tamanho de Rendering.
Esta definição (quer Renderizar Limite Seguro esteja aplicada ou não) encontra-se no painel Apenas 3D de Tipo de Projecções e na barra de ferramentas Visualização 3D.
Fases de Rendering com o Cineware
NÃO DISPONÍVEL no ARCHICAD STAR(T) Edition 2022
Apesar do motor Cineware ser construído para a ARCHICAD, é uma extensão que é uma componente separada do programa. O processo de rendering envolve a troca de dados entre o modelo ARCHICAD e o motor, nos passos seguintes:
1.Converte o modelo 3D. Isto ocorre no ARCHICAD; a conversão é rápida, mas durante este período, não pode continuar a trabalhar no ARCHICAD. Durante este intervalo, verá a tag “Preparar” no canto superior direito do seu ecrã, numa Janela em progresso separada e também na janela de rendering.
2.O modelo é enviado para o motor Cineware. Isto demora apenas uns segundos. Para optimizar o processo, apenas essas alterações são enviadas, as quais ocorreram desde o último rendering.
3.Os cálculos de rendering estão em curso. Durante este período, pode continuar a trabalhar no ARCHICAD.
Entretanto:
–Iluminação global (se aplicada) é calculada. Pode reconhecer esta fase através da amostragem na imagem, enquanto a iluminação da cena é calculada.
–O rendering em si ocorre, reconhecível pelos quadrados, revelando a imagem de dentro para fora, de forma circular. Tenha em atenção que o número dos quadrados corresponde ao número de cores no seu computador (mais núcleos resultará em renderings mais rápidos)
–Finalmente, os efeitos posteriores (se aplicados) são calculados.
4.A imagem Rendering é enviada para trás - este é um processo em curso cujo progresso pode ver na janela da imagem.
Exportar para Cinema 4D
O motor Cineware no ARCHICAD não suporta as funções multi-passagem ou rendering útil. Se pretende continuar a trabalhar no seu modelo com as funções Cinema4D adicionais, utilize o comando Exportar para Cinema 4D do botão pop-up Rendering da palete. Isto exportará as suas definições de modelo, superfícies e rendering.
Contudo, para melhorar o pós-processamento de imagens, é possível guardar as imagens do modelo com uma profundidade de cor de 32 bits por canal em determinados formatos do ficheiro de imagem (p.ex. TIF).
Nota: esta funcionalidade de profundidade de cor não está disponível se a imagem do modelo foi criada utilizando o comando Renderizar Região Seleccionada e Cortar, que cria a imagem utilizando apenas 8 bits por canal.
Limitação na Vista 3D Axonométrica Tratada pelo Motor Cineware
As seguintes vistas axonométricas no ARCHICAD não são suportadas pelo motor Cineware:
•Monometria
•axonometria pessoal (se o eixo Z não for vertical ou se os eixos x-z tiverem sido distorcidos)
Ver Definir Projecções Paralelas.
Se estiver a trabalhar com este tipo de vista 3D no ambiente Rendering, será alertado para o problema e das opções para o resolver.
Na janela Previsualização:
A janela previsualização apresentará um aviso:
Clique em Resolver para surgir informação adicional:
A previsualização será gerada utilizando uma “maior coincidência,” ou seja, os eixos da vista serão modificados conforme necessário para atingir uma vista axonométrica que o motor Cineware pode tratar.
Dispõe de duas opções aqui:
•Clique em Cancelar para continuar - a Previsualização e a vista 3D não serão totalmente idênticas, porque a Previsualização mostrará uma “maior coincidência”.
•Clique em Actualizar Janela 3D para modificar a vista 3D para corresponder a vista na Previsualização de Rendering.
Durante o Rendering Final
É apresentada a caixa de diálogo seguinte:
Seleccione uma das opções seguintes:
•Clique em Rendering para continuar o processo de rendering. O Cineware criará um rendering utilizando uma “maior coincidência,” ou seja, os eixos da vista serão modificados conforme necessário para atingir uma vista axonométrica que o motor Cineware possa tratar. Assim, o rendering final corresponderá à Previsualização, mas a janela 3D permanecerá inalterada.
•Clique em Actualizar Janela 3D para modificar a vista 3D para corresponder a vista na Previsualização de Rendering. (Se não estiver satisfeito com esta vista modificada, pode ajustá-la conforme necessário.) O rendering não iniciará até emitir novamente o comando Rendering.
•Clique em Cancelar para terminar o processo sem rendering.