Vegetais (Configurar Tradução DXF/DWG)

Estas são opções da caixa de diálogo Configuração da Tradução DXF/DWG.

Ver Configurar Tradução DXF-DWG.

Pode converter vegetais no ficheiro DXF/DWG de acordo com vegetais ARCHICAD, números de Caneta, ou tipos de Elementos, ou combinando vegetais com números de Caneta. No caso dos Vegetais ou tipos de Elementos ARCHICAD, não pode definir a conversão de nomes de vegetais baseada em Canetas, mas nos restantes casos, é possível fazê-lo.

Além disso, pode guardar todos os Vegetais, ou só os visíveis, e seleccionar vegetais específicos para Portas e Janelas (no ARCHICAD, pertencem automaticamente ao mesmo vegetal que as paredes envolventes), para as três categorias de Tramas e para as Linhas Separadoras de Camadas.

Nota: a opção Apenas Vegetais Visíveis, do campo Guardar Elementos em, só funciona nos Desenhos se guardar o ficheiro do Desenho separadamente. Se guardar um Layout como um ficheiro DXF/DWG, todos os vegetais (tanto visíveis como escondidos) dos Desenhos desse Layout serão guardados.

Método

As opções do painel Métodos são relevantes para as operações de Gravação.

Criar Vegetais de acordo com

Vegetais ARCHICAD: cria vegetais no ficheiro DXF/DWG, com base nos vegetais utilizados no ARCHICAD. Os vegetais mantêm o respectivo estado escondido ou protegido.

Nota: a conversão de nomes de vegetais com base nas Canetas não está disponível para esta opção, prevalecendo os nomes de Vegetais personalizados. Quando seleccionar esta opção, o dicionário de conversão de nomes de Vegetais será utilizado para substituir alguns dos nomes.

Não exportar vegetais vazios: esta opção está apenas disponível se “Criar Vegetais de acordo com” estiver definido para os Vegetais ARCHICAD. Se esta opção estiver seleccionada, então apenas os vegetais que contêm elementos serão exportados.)

Número de Canetas: esta opção coloca no mesmo vegetal elementos com a mesma cor. As etiquetas personalizadas dos Números de Canetas têm um campo Prefixo e um Sufixo. Pode preencher estes campos, para personalizar os nomes de Vegetais criados. O nome do Vegetal resultante terá o seguinte formato: <Prefixo>Nº Caneta<Sufixo>. Por exemplo, se o Prefixo for 'AA_’ e o Sufixo for ’_CANETA’, todos os elementos desenhados com a caneta 23 serão convertidos em ‘AA_23_CANETA’ no desenho AutoCAD resultante.

Nota 1: se seleccionar esta opção, o dicionário de nomes de Vegetais baseado em Canetas será utilizado para substituir alguns dos nomes.

Nota 2: os nomes de Vegetais personalizados não estão disponíveis para esta opção.

Tipo de Elementos: coloca os tipos comuns de elementos num vegetal correspondente, como o vegetal PAREDES.

Nota: não existe qualquer dicionário de conversão associado a este método de criação de vegetais.

Vegetal ou Número de Caneta discriminado: cria vegetais AutoCAD, de acordo com os Vegetais ARCHICAD, mas as definições do dicionário de conversão de nomes de vegetais baseado em Canetas prevalece sobre a conversão de Vegetais ARCHICAD. Na conversão de Vegetais ARCHICAD, os Vegetais personalizados prevalecem sobre as conversões normais.

Vegetal em Extensão com Número de Caneta: cria Vegetais AutoCAD de acordo com os Vegetais ARCHICAD, mas é possível criar, a partir de um Vegetal ARCHICAD, vários Vegetais no desenho AutoCAD resultante, porque os elementos do mesmo Vegetal, mas com Canetas diferentes, são colocados em Vegetais diferentes no AutoCAD. Os nomes dos Vegetais serão criados segundo o seguinte padrão: <Vegetal ARCHICAD>_<Prefixo>Nº Caneta<Sufixo>.

Nota 1: quando selecciona esta opção, o dicionário de nomes de vegetais baseado em canetas será utilizado para substituir a parte <Prefixo>Nº Caneta<Sufixo> de alguns dos nomes de Vegetais.

Guardar elementos em

Todos os Vegetais: grava os elementos, independentemente de estarem em vegetais visíveis ou ocultos.

Apenas Vegetais Visíveis: são omitidos os elementos em vegetais ocultos.

Vegetais Pessoais

Estes campos permitem associar as Portas, Janelas, Tramas de Desenho, de Corte e de Superfície, e Linhas Separadoras de Camadas, a Vegetais independentes, em vez de as manter no mesmo vegetal do elemento de construção a que pertencem.

Ver também Categorias de Tramas e Categorias da Linha.

CustomLayers2.png 

Janelas: se indicar um nome de vegetal no campo ‘Janelas’, todas as Janelas pertencerão a esse Vegetal, em vez de se manterem no vegetal da Parede que as contém. Se apagar o nome, as Janelas voltarão aos seus Vegetais originais (os das Paredes). Aplicam-se as mesmas regras às Portas.

As Tramas de Desenho pertencem ao Vegetal indicado no campo ‘Tramas de Desenho’.

Tramas de Superfície: as Tramas pertencentes a Lajes, Coberturas, Malhas e Zonas, e as da categoria Tramas de Superfície pertencem ao vegetal especificado no campo ‘Tramas de Superfície’.

As Tramas de Corte das superfícies em corte, ou as secções dos elementos de construção, e as da categoria ‘Trama de Corte’ pertencem ao vegetal especificado no campo ‘Tramas de Corte’.

As Linhas Separadoras de Camadas, e as Linhas da categoria ‘Linha Separadora de Camada’ pertencem ao vegetal especificado no campo ‘Linhas Separadoras de Camadas’.

Os contornos dos elementos de construção e estruturas compostas em corte (da categoria ‘Linhas de Corte’) e as Linhas da categoria ‘Linha de Desenho’ mantêm-se no vegetal a que pertenciam.

No caso de um Pilar: se não existir revestimento, o contorno do Pilar pertence à categoria ‘Linha de Corte’. Se existir revestimento, o contorno do Pilar pertence à categoria ‘Linha de Corte', e as linhas entre o núcleo e o revestimento pertencem a categoria 'Linha Separadora de Camada', e serão guardadas de acordo.

No caso das Tramas: o contorno de uma Trama pertencente à categoria ‘Trama de Corte’ pertence à categoria ‘Linha de Corte’. Os contornos de outras categorias de Tramas pertencem à categoria ‘Linha de Desenho’.

Marcadores de Janela

Marcadores de Porta

Fundo de Zona (quaisquer tramas de superfície das zonas visíveis)

Contorno de Zona

Selo de Zona (geometria de selo de zona)

Textos Zona (conteúdo textual de selo de zona)

Os nomes dos Vegetais Pessoais que definir terão efeito, mesmo que não existam no Projecto ARCHICAD.

Se pretender que o seu nome de Vegetal Personalizado inclua o nome do vegetal original da parede que contém o elemento: clique em Inserir Vegetal Original.

Exemplo:

A Parede que contém as Janelas pertence ao Vegetal: PAREDES EXTERIORES

Se digitar, no campo Janelas Vegetal DXF/DWG, o seguinte: JANELA_EM_,

e, depois, clicar em Inserir Vegetal Original, o campo Janelas apresenta: JANELA_EM_<Vegetal Original>

WindowSourceLayer.png 

o nome do Vegetal resultante será: JANELA_EM_PAREDES_EXTERIORES

Nomes de Vegetais baseados em Canetas

Se guardar um ficheiro DXF/DWG, com a opção “Criar Vegetais de acordo com” definida como Números de Caneta, o ficheiro exportado irá conter um vegetal com o nome CANETA_<n>, onde <n> é um número de caneta. Os utilizadores de AutoCAD podem preferir que o nome do vegetal identifique o nome da cor (p.ex. CANETA_AZUL). Estas opções podem ser definidas aqui.

A conversão de nomes de vegetal baseada em canetas é semelhante à conversão de nomes de Vegetal– a única diferença é que existe um controlo de selecção de canetas ARCHICAD, em vez do pop-up de nomes de vegetais. Só é possível atribuir números de caneta válidos no campo Canetas do ARCHICAD.

Conversão do Nome do Vegetal

Utilizar etiqueta personalizada para indicar estado de renovação: seleccione esta caixa para anexar uma etiqueta correspondente ao estado de renovação a nomes de vegetal. Deste modo, todos os elementos num determinado vegetal no ARCHICAD serão atribuídos a um de três vegetais DWG diferentes, consoante o estado de renovação de cada elemento.

Para criar um item no dicionário de conversão de nomes de Vegetais, clique no botão “Novo” e atribua os vegetais na caixa de diálogo.

Nota: pode surgir um problema, se converter tanto as “Paredes Exteriores” e “Paredes Interiores” em “PAREDES” no AutoCAD. Quando voltar a converter os vegetais para o ARCHICAD, o dicionário não irá distinguir entre os dois tipos de vegetais de parede ARCHICAD.

Seleccione um vegetal ARCHICAD válido, a partir do menu pop-up sob o campo de edição, na caixa de diálogo de conversão de vegetais. Clique em OK para adicionar o item ao dicionário.Depois, atribua um vegetal correspondente a DXF/DWG.

Para modificar um item existente, faça duplo clique, modifique-o, e volte a guardá-lo no dicionário.

Seleccione um ou mais itens, e clique em Apagar para os remover do dicionário.