1.Clique em Iniciar Traçado na parte inferior da janela Traçado MEP.
Nota: Certifique-se que a função Autogroup (Editar > Agrupar > Autogroup) está desligada.
2.Clique e arraste a janela activa, tal como na introdução de polilinha; depois, continue a clicar para colocar segmentos adicionais no traçado.
–A ferramenta activa muda automaticamente para a ferramenta de tipo de segmento recto relevante (Conduta, Tubo ou Caminho de Cabos), dependendo do tipo de ferramenta escolhido no topo da Palete Traçado.
–As curvas são colocadas automaticamente. O raio da curvatura depende do que escolheu nas Opções de Traçado (ou o raio da curvatura definido nas configurações do elemento da ferramenta de Curva, ou então o raio da Curva predefinido para o corte-transversal do tubo/conduta escolhido. (Ver Raio de Curvatura (Opções de Encaminhamento).)
–Prima a tecla Backspace para apagar o último segmento colocado. Isto funciona, mesmo que já tenha terminado o Traçado.
–Não se preocupe com o comprimento dos segmentos de conduta/tubo durante o traçado. Ao concluir o traçado, os segmentos são automaticamente divididos em segmentos de conduta/tubo com base na definição "Limite de comprimento de segmento de Conduta / Tubo" (Opções > Preferências do Projecto > Preferências MEP)
–As Guias apresentadas durante o Traçado correspondem a Ângulos de Curva Standard (definidos nas Preferências do Projecto MEP).
3.Para acabar o traçado, execute uma das seguintes acções:
–Faça um duplo-clicar
–Clique em Acabar Traçado na parte inferior da janela Traçado.
–Clique na porta de ligação de um elemento MEP existente
Iniciar Traçado a Partir de Elemento MEP Recto
1.Clique em Iniciar Traçado na janela Traçado MEP
2.Clique na porta de ligação de um elemento MEP colocado.
3.Clique consoante necessário para colocar o traçado.
–Os elementos MEP recentemente colocados utilizarão os parâmetros (Tipo de Elemento, Sistema MEP, Forma, Alçado) da porta de ligação clicada, substituindo os parâmetros actuais da janela Traçado.
–As portas de ligação de segmentos rectos são editáveis (representadas como pontos quentes em forma de diamante). Isto significa que, se o seu traçado fizer uma curva apertada, o segmento recto original pode ser encurtado automaticamente para acomodar o cotovelo.

Iniciar Traçado a Partir de Elemento MEP Não Recto (p. ex., Cotovelos, Junções, Terminais)
Estas portas de ligação possuem geometrias fixas. Não pode colocar o elemento recentemente traçado num ângulo que exija o truncamento do elemento MEP existente.
Ver também Iniciar Traçado com uma Junção.