Sobre Operações de Elementos Sólidos
As Operações Sólidas podem ser realizadas em elementos em qualquer janela de modelo, escolhendo uma das seguintes opções:
•Modelação > Operações de Elementos Sólidos
•Vincular > Operações Elementos Sólidos a partir do menu de contexto de um elemento seleccionado elegível.
Para pormenores sobre os controlos, veja Palete Operações de Elementos Sólidos.
As Operações com Elementos Sólidos distinguem dois papéis:
•Um Alvo é um elemento cuja geometria será modificada pela operação sólida.
•Um Operador é um elemento que afecta a geometria do elemento a que está ligado.
A operação não modifica ou apaga o elemento Operador. Pode esconder os vegetais dos elementos Operadores depois que a operação tenha sido realizada sem redefinir a forma modificada. Pode, também, definir o vegetal do Operador para ser mostrado como estrutural, o que lhe permite ainda ver o contorno do elemento Operador e ajustá-lo, se necessário.
Na ilustração abaixo, a forma da Parede Alvo foi modificada subtraindo dela um Operador de forma tipo Cobertura. À esquerda, são mostrados ambos os elementos; no centro, o vegetal da Cobertura foi escondido; à direita, o vegetal da Cobertura foi definido como Estrutural.
Um Operador pode afectar vários Alvos, e um Alvo pode ser alterado por vários Operadores. Cada elemento pode ser um Alvo e um Operador ao mesmo tempo, o que permite Operações de Elementos Sólidos sucessivas. A operação permanece com efeito, tanto quanto os elementos envolvidos estejam presentes. Se desejar manter a forma obtida permanentemente, grave-a como um Objecto GDL, a partir da Janela 3D.
Ver Guardar Elementos 3D como Objectos.
Intersecções automáticas: as Operações de Sólidos não afectam os resultados de intersecções automáticas, caso os elementos sejam incluídos no mesmo grupo de intersecção de Vegetais. Antes de executar uma Operação Sólida nestes elementos, altere o número de intersecção de Vegetais de um deles.
Ver Utilizar Vegetais para Prevenir Intersecções.
Vigas: Se quiser executar uma Operação entre Vigas, o Operador tem que ter, no mínimo, a mesma Prioridade de Intersecção 3D que o Alvo. Se a prioridade do Alvo for superior, a operação não terá efeito.
Operações Sucessivas: Se a forma desejada só puder ser atingida com um certo número de operações sucessivas, preste atenção à ordem pela qual as executa. Por exemplo, um Operador pode afectar um Alvo, que seja também um Operador que afecta outro Alvo, e assim por diante.
Morphs: Existem comandos de Operação Boleana separados para Morphs. Ao contrário de Operações Elementos Sólidos, que criam ligações, Operações Booleanas em Morphs não são associativas - o resultado final da operação é permanente.