Colocar um Elemento de Construção no Archicad
Nota para os utilizadores do MEP Designer: Embora seja possível criar, editar ou aceder a muitos elementos de construção, estes elementos destinam-se a servir de referência para o seu modelo MEP e são apresentados com uma sobreposição.
Utilizar a Caixa de Ferramentas
Os passos correntes de criação de elementos a partir da Caixa de Ferramentas são os seguintes:
- Seleccione a ferramenta do elemento na Caixa de Ferramentas e abra a caixa de diálogo de definições.
- Ajuste as definições para que correspondam às suas intenções específicas. Pode escolher um Favorito, uma configuração predefinida do elemento, utilizando o botão no topo da caixa de diálogo de Definição da Ferramenta ou na Barra de Ferramentas.
Ver Favoritos.
- Use os painéis da caixa de diálogo Definições de Elemento (ou Caixa de Informações) para atribuir parâmetros.
- Quando aplicável, seleccione um Método Geométrico na Caixa de Informações, para criar variações simples, curvas, encadeadas, rodadas ou poligonais dos elementos.
- Desenhe ou coloque o elemento na Planta ou na janela 3D.
Outras Formas de Criar um Elemento
Outros métodos de criação de elementos incluem:
- Utilize a Janela Favoritos: faça duplo clique nas definições favoritos guardadas para a ferramenta relevante e, depois, clique para colocar um elemento com essas definições.
- Utilize a Vara Mágica para criar elementos novos que correspondam automaticamente à forma de um elemento existente (p.ex., crie uma Cobertura que se ajuste de modo exacto às Paredes exteriores).
Ver Vara Mágica.
- Criar duplicados de elementos existentes.
Gravitar Elementos sobre uma Laje, Cobertura, Membrana ou Malha
Para uma colocação mais rigorosa, pode utilizar a função Gravidade para colocar elementos do tipo Parede, Pilar, Trave e Objecto directamente numa Laje, Cobertura, Membrana ou Malha.
Ver Gravidade.