Conjuntos de Critérios Pré-Definidos
Diversas funções do ARCHICAD exigem que especifique elementos por critérios. Pode configurar estes critérios manualmente. Mas, para facilitar a pesquisa de elementos, pode, em alternativa, utilizar Conjuntos de Critérios Incorporados ou Pessoais nas seguintes funções:
•Pesquisar & Seleccionar
•Detecção de Colisão
•Reservar Elementos por Critério (Teamwork)
Conjuntos de Critérios Integrados
No pop-up Nome de Conjunto de Critérios, seleccione, opcionalmente, um Conjunto de Critérios Integrado:
•Todos Elementos
•Todos os Elementos 2D
•Todos os Elementos 3D
•Todos os elementos em vegetais desprotegidos e visíveis
•Elementos Invertidos
Ver Elementos Invertidos.
•Escadas Não-válidas
Ver Escadas com Vínculo no Topo e Altura do Piso Alterada.
Conjuntos de Critérios Integrados não podem ser modificados.
Nota: o Conjunto de Critérios integrado “Todos os elementos em vegetais visíveis e desbloqueados” é criado para enquadrar um fluxo de trabalho no qual o gestor de projecto determina as vistas definidas especialmente para a utilização Teamwork. Pode criar várias vistas a partir de um único ponto de vista, depois variar os estados dos vegetais em cada vista: defina os vegetais dos elementos que logicamente têm que estar juntos para serem visíveis e editáveis (com o resto dos elementos não relevantes bloqueados), depois nomeie a vista adequadamente. Por exemplo, uma vista chamada “Planta de Tectos” poderá colocar todos os painéis e estruturas mecânicas em vegetais visíveis e editáveis. Desta forma, o utilizador nomeado reservaria os elementos da vista do Planta de Tectos utilizando o conjunto de critérios incorporado “Elementos em vegetais desbloqueados e visíveis”.
Os Conjuntos de Critérios Públicos (Teamwork) e Conjunto de Critérios Personalizados são listados se já definiu e guardou os conjuntos de critérios personalizados (ver em baixo).
Definir e Guardar Os Seus Próprios Conjuntos de Critérios
Para guardar um Conjunto de Critérios:
1.Configure os critérios, conforme pretenda. O nome do Conjunto de Critérios é, agora, “Personalizado.”
2.Junto ao campo do Nome de Conjunto de Critérios, clique no botão pop-up para aceder aos comandos relevantes. Clique em Guardar como.
3.Na caixa de diálogo que aparece, atribua um nome ao Conjunto de Critérios e clique em Guardar.
Em Teamwork, seleccione o Conjunto de Critérios Públicos (para o disponibilizar para todos os utilizadores do projecto) ou Conjunto de Critérios Personalizados (se não quiser partilhá-los).
Os seus Conjuntos de Critérios Personalizados estão, agora, guardados no pop-up Conjunto de Critérios, sob “Conjunto de Critérios Personalizados.”
Utilize os comandos do pop-up para gerir os seus Conjuntos de Critérios: Dar Novo Nome, Apagar, Exportar ou Importar (como ficheiros .xml).
Conjuntos de Critérios Públicos no Teamwork
Num Projecto Teamwork: trata-se de conjuntos de critérios que criou e guardou como Conjuntos de Critérios Públicos (ver acima). Estes conjuntos de critérios fazem parte do projecto Teamwork partilhado.
Os Conjuntos de Critérios Públicos podem ser reservados através da caixa de diálogo Pesquisar & Seleccionar: clique em Reservar Conjuntos de Critérios Públicos no pop-up Nome de Critérios. Os Conjuntos de Critérios Públicos são visíveis como sublinhados se ainda não foram enviados para o servidor.
Esta reserva significa que apenas a si assiste o direito de modificar qualquer um dos Conjuntos de Critérios. No entanto, qualquer utilizador - independentemente do estado da reserva - pode criar, utilizar e guardar Novos Conjuntos de Critérios.
Nota: Os "Conjuntos de Critérios Personalizados" não são partilhados e não podem ser reservados.