Anexar XREF

Esta caixa de diálogo abre caso:

utilize Ficheiro > Conteúdo Externo > Anexar XREF

clique em "Anexar" a partir da caixa de diálogo Gerir XREF. (Ficheiro > Conteúdo Externo > Gestor Xref.)

Nome XREF

Especifique o nome do ficheiro a ser anexado como referência externa.

Utilize a opção Procurar para o seleccionar a partir de uma caixa de diálogo de selecção de ficheiros.

Em alternativa, seleccione a partir da lista pop-up de ficheiros anexados, se quiser colocar outra cópia de um ficheiro no Projecto.

Percurso

Mostra o caminho exacto do ficheiro seleccionado.

Referência Tipo

Seleccione uma das opções, para verificar como são geridas as XREFs aninhadas.

Nota: o aninhamento ocorre, quando carrega como referência externa um ficheiro, que contém referências externas a outros ficheiros.

Anexo

Todos os níveis de aninhamento são visualizados no Projecto.

Capa

As XREFs aninhadas do ficheiro não serão visíveis no Projecto.

A tabela seguinte mostra o que acontece, quando anexa ficheiros DWG que contêm XREFs anexadas.

XRefTable.png 

Exemplos:

1.Um ficheiro DWG chamado BASE.DWG, que tem uma XREF anexada, chamada COMUM.DWG, é anexado ao Projecto ARCHICAD. Ambos os ficheiros serão visíveis na Planta.

2.Um ficheiro DWG chamado BASE.DWG, que tem uma XREF no modo Capa, chamada COMUM.DWG, é anexado ao Projecto ARCHICAD. BASE.DWG será visível na Planta, mas COMUM.DWG não será visível.

3.Um ficheiro DWG chamado BASE.DWG, que tem uma XREF anexada, chamada COMUM.DWG, é anexado no modo Capa ao Projecto ARCHICAD. Ambos os ficheiros serão visíveis na Planta.

4.Um ficheiro DWG chamado BASE.DWG, que tem uma XREF no modo Capa, chamada COMUM.DWG, é anexado no modo Capa ao Projecto ARCHICAD. BASE.DWG será visível na Planta, mas COMUM.DWG não será visível.

Alinhar a Origem de Xref e Girar para a Origem de Topografia

Assinale esta caixa para

Colocar a Xref (com a sua própria origem do Desenho) na Origem de Topografia do ARCHICAD

A girar de modo a corresponder à orientação da Origem de Topografia.

Se assinalar esta caixa, os campos Ponto de inserção, Rotação e Ponto de Inserção abaixo estão a cinzento.

Ver também ORIGEM DA TOPOGRAFIA.

Ponto de Inserção

Especifique a localização da xref no projecto:

Introduza as coordenadas exactas ou

Assinale Especificar no Ecrã para localizar a xref ao colocá-la.

Escala

Especifique um factor de escala, nas direcções X e Y, ou marque a opção Especificar no Ecrã, para definir a escala no ecrã.

Nota: se definir factores de escala, a caixa de delimitação da XREF será redimensionada em conformidade. Senão, poderá alongar a caixa de delimitação, da mesma forma que alonga um objecto ARCHICAD. É possível indicar ou especificar valores positivos ou negativos para factores de escala. Especificando valores negativos, são conseguidos efeitos de simetria.

Rotação

É possível definir um ângulo, segundo o qual toda a XREF colocada é rodada sobre o seu ponto de inserção, ou active a opção Especificar no Ecrã, para definir a rotação manualmente, no ecrã.

Nota: se especificar um ângulo de rotação, a XREF é rodada e depois desenhada. Se não, pode rodar o rectângulo de delimitação, até indicar o valor, com um clique do rato ou edição de coordenadas.

Ponto de Inserção

Escolha uma opção para definir o ponto usado para seleccionar/arrastar a Xref .

Origem Própria do Desenho: a Origem Global (coordenada 0;0) da XREF anexada.

Âncora Própria do Desenho: o ponto de inserção próprio do desenho XREF anexado (se existir)

Nó da Cercadura: o ARCHICAD calcula o tamanho da caixa de delimitação da XREF anexada. Escolha qualquer um dos 9 pontos principais da cercadura.

Colocar no Piso

Use esta lista pendente para escolher o piso no qual irá colocar a XREF. Antes da colocação, o ARCHICAD passa para esse piso.

Tradutor

Este campo mostra o Tradutor DXF/DWG actualmente seleccionado, a ser utilizado na conversão do ficheiro AutoCAD. Pode seleccionar qualquer um dos Tradutores disponíveis na lista. O botão Definições abre a caixa de diálogo de configuração, na qual pode fazer alterações as Definições do Tradutor, antes de anexar a XREF.

Para mais informações, veja Configurar Tradução DXF-DWG.

Descrição

Este campo apresenta uma curta descrição do Tradutor seleccionado, para que possa decidir se corresponde às suas necessidades.

Anexar

Clique para anexar a Xref.

Nota: quando anexa um ficheiro de referência externo a um Projecto ARCHICAD, será criado um vegetal. Os nomes dos vegetais resultantes terão o seguinte formato:
‘XREF_NOME | NOME_VEGETAL’.

Por exemplo, o vegetal PEN_56 de um ficheiro DWG, que foi anexado ao Projecto com a XREF denominada 3D_STUFF, passa a ser o Vegetal 3D_STUFF|PEN_56.