IFC (.ifc), IFCXML (.ifcxml), IFCzip
IFC significa Industry Foundation Classes.
Para ler mais, ver Trabalhar com IFC.
Formato Analítico Estrutural (.xlsx)
Utilize esta extensão para exportar o modelo para programas de análise estrutural.
Ver Colaboração com o Software de Análise Estrutural.
A partir da Janela 3D utilize Gravar Como Modelo 3D Rhino (.3dm) para exportar uma parte ou todo o modelo Archicad para o Rhino.
Ver também Trabalhar Com Modelos 3D Rhino.
Modelo Revit 3D (.3dm) - Guardar
A partir da janela 3D, use Guardar como Ficheiro Projecto Revit (.rvt).
Ver também Exportar Modelo 3D como Geometria Revit 3D.
Pode gravar modelos 3D e as respectivas superfícies no formato WaveFront, um sistema de rendering/animação fotorealista.
São gerados dois ficheiros de output: um para a geometria e um para as definições do material de superfície, de acordo com os standards WaveFront. O ficheiro .mat é criado automaticamente na mesma pasta que foi seleccionada na caixa de diálogo Guardar como para o ficheiro .obj.
O documento que grava inclui a informação seguinte:
•Geometria do modelo 3D (.obj file): todas as superfícies geométricas. Sem arestas no formato WaveFront.
•Superfícies Archicad (ficheiro .mat): todos os atributos de superfície utilizados no modelo, identificados pelo nome, com características completas.
Depois de escolher o formato do ficheiro .obj, clique em Guardar. Abre-se a caixa de diálogo WaveFront:
•Vegetais-Superfícies: clique neste botão para criar grupos no ficheiro WaveFront para cada vegetal Archicad, e dentro desses grupos, criar grupos internos para cada superfície.
•Elementos-Superfícies: clique neste botão para criar um grupo no ficheiro WaveFront para cada elemento construtivo Archicad, e dentro desses grupos, criar grupos internos para cada superfície.
Definir unidade de desenho para: neste campo, pode definir a distância no projecto WaveFront que será traduzido numa unidade em Archicad ou vice-versa. Como o Archicad trabalha com dados métricos internamente, definindo a unidade de desenho para 1 metro (=1000 mm) resultará num modelo 1:1 depois da conversão.
Importar ficheiro 3D Studio (.3ds)
Ficheiros 3D podem ser guardados em formato 3D Studio. A Extensão necessária para este efeito faz parte do pacote Archicad.
Ficheiros 3D no formato 3D Studio podem ser abertos pelo Archicad apenas se instalar as Goodies para a sua versão de língua do Archicad.
Ver Goodies.
Com a janela 3D na sua frente pode gravar modelos 3D para os seus projectos em formato de ficheiro 3DS Studio 3D da Autodesk.
O documento resultante incluirá a informação seguinte:
•Geometria do modelo 3D: todas as superfícies e todas as arestas.
•Superfícies: todas as superfícies utilizadas no projecto, incluindo o nome e as características.
•Fontes de Luz: são incluídos o sol e as fontes de luz adicionais. O Sol será manuseado como um ponto de luz muito longe do projecto.
•Projecção 3D: são incluídas as definições de perspectiva actual e os percursos da Animação.
•Informação de distribuição de sombras: está incluída a definição da distribuição de sombras actual na caixa de diálogo Definições Rendering/Efeitos do Archicad.
•Informação Suavização (transição): está incluída a definição sobre suavização na caixa de diálogo Definições Rendering/Efeitos do Archicad.
Depois de escolher o formato do ficheiro 3ds, clique em Guardar. A caixa de diálogo Guardar 3D como objecto 3D Studio abre:
•Construa objectos 3D Studio de acordo com objectos Archicad: clique neste botão para criar o ficheiro 3D Studio sem agrupar.
•Construa objectos 3D Studio de acordo com tipos de Elementos e Superfícies: clique neste botão para criar um grupo no ficheiro 3D Studio para cada elemento de construção Archicad, e dentro desses grupos, crie grupos internos para cada superfície.
•Construa objectos 3D Studio de acordo com Vegetais e Superfícies: clique neste botão para criar grupos no ficheiro 3D Studio para cada vegetal Archicad, e dentro desses grupos, crie grupos internos para cada superfície.
•Construa objectos 3D Studio em conformidade com Superfícies: clique neste botão para criar um grupo no ficheiro 3D Studio para cada superfície.
•Unidade de desenho: neste campo, pode definir a distância no projecto Archicad que será traduzido numa unidade de desenho em 3D Studio. Como o Archicad trabalha com dados métricos internamente, definindo a unidade de desenho para 1 metro (=1000 mm) resultará num modelo 1:1 depois da conversão.
•Cores: pode escolher ou as cores de canetas do Archicad, ou fazer corresponder as cores Archicad a uma cor similar 3D Studio.
•Informação de textura Archicad: pode seleccionar se inclui informação de textura de superfície no ficheiro 3D Studio.
•Objecto = Nome de Grupo: pode seleccionar se o nome do objecto deve ser um ID único gerado ou o nome do grupo.
Note que o 3D Studio trabalha com nomes até 10 carácteres. Para nomes gerados pelo Archicad a convenção é a seguinte:
•Carácteres de 1 a 7: ID único ou nome de vegetal/superfície encurtado.
•Carácteres 8 to 9: utilizados para um número distinto para evitar nomes idênticos gerados pelo encurtamento. Até 100 variações do mesmo nome são permitidas desta maneira.
•Carácter 10: utilizado para dividir informação. O 3D Studio pode manusear 65.536 polígonos por objecto. Se um objecto tem múltiplos polígonos, o Archicad dividirá o objecto em vários objectos e porá o número do segmento no Carácter 10.
Ficheiro ElectricImage (.fact)
Pode gravar modelos 3D dos seus projectos no formato FACT para ElectricImage Animation System (EIAS), um sistema de rendering fotorealístico/animação.
O documento que grava inclui a informação seguinte:
•Geometria de modelo 3D: todas as superfícies. (Sem arestas no formato FACT).
•Superfícies: todas as superfícies utilizadas no projecto, incluindo o nome e as características.
•Fontes de Luz: são incluídos o sol e as fontes de luz adicionais.
•Projecção 3D: as definições da perspectiva actual estão incluídas.
Com a janela 3D na frente, escolha Ficheiro > Guardar como, ou Documento > Imagem Final 3D > Criar Animação. A caixa de diálogo Guardar Documento FACT 3D surgirá:
•Hierarquia de agrupamento de acordo com os Vegetais Archicad: clique neste botão para criar grupos no ficheiro FACT para cada vegetal Archicad.
•Hierarquia de agrupamento de acordo com os Elementos Archicad: Clique neste botão para criar um grupo no ficheiro FACT para cada elemento de construção Archicad. NÃO utilize esta opção de agrupamento para modelos grandes. EIAS não é muito eficiente quando se trabalha com um grande número de grupos.
•Hierarquia de agrupamento de acordo com as Superfícies Archicad: clique neste botão para criar grupos no ficheiro FACT para cada superfície Archicad.
•Color Blend, Super Sample, Self Shadowing: dos numerosos atributos de grupo FACT, estes três podem ser controlados a partir de dentro do Archicad. Para aprender mais sobre esses e outros atributos de grupo, veja a documentação EIAS.
•Formato de Output: pode escolher guardar o seu ficheiro quer em formato ElectricImage 2.1 ou 2.9.
•Definir Unidade de desenho: neste campo, pode definir a distância no projecto Archicad que será traduzido numa unidade de desenho em ElectricImage. Como o Archicad trabalha com dados métricos internamente, definindo a unidade de desenho para 1 metro (=1000 mm) resultará num modelo 1:1 depois da conversão.
Nota: não necessita de utilizar a aplicação Transporter requerida para versões anteriores. O Archicad transforma automaticamente o sistema de coordenadas para corresponder à especificação EIAS.
Pode guardar os modelos 3D dos seus projectos no formato VRML. VRML é um acrónimo para Virtual Reality Modeling Language. Ao utilizar VRML pode construir os seus próprios mundos virtuais tridimensionais e conectá-los em conjunto na World Wide Web. Para visualizar os mundos VRML, necessita de uma aplicação de ajuda VRML (ou plug-in) chamada browser VRML. Analise os seus manuais de browsers HTML e VRML para ver como configurá-los.
O documento que grava inclui a informação seguinte:
•Geometria de modelo 3D: todas as superfícies como elementos IndexedFaceSet incluindo atributos de superfície.
•Superfícies: Todas as superfícies utilizadas no projecto. Dados de textura estão incluídos: coordenadas de textura serão calculadas pelo browser VRML. Verifique o seu manual de browser para ver que formatos de ficheiros de imagem de textura são suportados.
•Fontes de luz: fontes de luz adicionais são incluídas. Se não forem colocadas luzes adicionais tem de utilizar a luz principal por defeito do browser VRML.
•Percurso da Projecção 3D/Animação: as definições da perspectiva actual estão incluídas.
Defina uma vista 3D e com a Janela 3D na sua frente, escolha Guardar como do menu Ficheiro e escolha o formato VRML, ou coloque qualquer número de câmaras na Planta e escolha Criar Animação e defina o Resultado para Ficheiro VRML File, a seguir clique em Guardar. A caixa de diálogo Guardar Documento VRML 3D surgirá:
•Copiar texturas para a pasta de destino: seleccione esta caixa para exportar as texturas de superfície utilizadas pelo modelo.
•Escrever vertex normals: seleccione esta caixa para exportar vectores normais.
Com estas opções activas, pode exportar um modelo complexo e sofisticado. Se a aplicação de visualização não mostrar o modelo correctamente, tente exportar de novo com uma mais caixas de selecção inactivas.
Pode gravar modelos 3D dos seus projectos no formato nativo de Lightscape, um sistema avançado de visualização para gerar simulações de iluminação utilizando um algoritmo de radiosidade.
O documento que grava inclui a informação seguinte:
•Geometria de modelo 3D: todas as superfícies.
•Superfícies: todas as superfícies utilizadas no projecto, incluindo o nome e as características.
•Texturas: superfícies exportadas referir-se-ão à textura apropriada de acordo com as definições correntes do diálogo de superfície. As imagens de textura não estão incluídas no ficheiro de output: contudo, o percurso do ficheiro da primeira textura está incluído. Se todos os ficheiros de imagens estiverem colocados dentro duma única pasta de biblioteca, o sistema de visualização localizá-los-á automaticamente. De outro modo, terá de juntar e copiar esses ficheiros de imagens na pasta apropriada do sistema de visualização.
Nota: utilize as convenções de nomes de ficheiros do DOS para dar nomes aos ficheiros de imagens de texturas quando trabalhar com Lightscape. Antes de guardar o modelo Lightscape, abra a caixa de diálogo Superfícies, seleccione os nomes das imagens e faça as alterações necessárias.
•Fontes de Luz: todas as fontes de luz utilizadas no projecto, excepto o sol. A Informação de distribuição de sombras é também exportada de acordo com as definições actuais da caixa de diálogo efeitos de FotoRendering.
•Informação do Projecto: os dados de projecção 3D exportados como vista por defeito em Lightscape. Apenas as vistas em perspectiva podem ser utilizadas. Se escolher uma vista axonométrica, o processo de gravação reportará um erro.
Defina uma vista em perspectiva 3D, crie a vista, a seguir escolha Ficheiro > Guardar Como. Na lista, escolha o formato documento Lightscape, e clique no botão Guardar . A caixa de diálogo Guardar como Objecto 3D Lightscape aparece:
•Construa objectos Lightscape de acordo com os Vegetais: Clique neste botão de opção para criar grupos para cada vegetal.
•Superfícies: Clique neste botão de opção para criar grupos para cada superfície.
Decomponha triângulos alongados: seleccione esta caixa se desejar decompor triângulos alongados em triângulos mais pequenos. Isto gerará uma malha mais detalhada, que é útil para o algoritmo de radiosidade do Lightscape.
Note que no caso de cenas muito grandes, o número de polígonos (e o tamanho do ficheiro) pode crescer excessivamente.
Ficheiro U3D (só para Windows)
Ver Conteúdo 3D em PDF.
A partir da janela 3D, utilize Ficheiro > Gravar como para gravar o modelo em formato .skp.
Na caixa de diálogo Opções de Exportação SketchUp que surge:
•Seleccione os elementos e vegetais a exportar; utilize estas opções para optimizar o tamanho do modelo exportado
•Seleccione o formato Sketchup específico em que quer guardar.
As coordenadas de localização global do ficheiro SketchUp resultante vão corresponder às coordenadas de localização do seu projecto.
O pino no ficheiro SketchUp (o ponto de referência da localização) corresponde à origem do projecto Archicad.
Ver também SketchUp: Limitações de Exportação e Importação.
Existem duas formas de gravar um modelo Archicad no Google Earth:
1.Utilize Ficheiro > Interoperabilidade > Enviar Modelo para Google Earth.
O modelo é gravado como ficheiro .kmz e aberto no Google Earth num só passo. Tem de ter o Google Earth 4 ou mais recente instalado no seu computador.
Nota sobre Altitude: utilize as opções “Definir Altitude como” nas Opções de Exportação de Modelo 3D nas Opções Google para determinar como o seu modelo será posicionado no Google Earth.
2.A partir da janela 3D, utilize Ficheiro > Gravar como para gravar o modelo em formato .kmz.
Na caixa de diálogo Gravar como, clique em Opções para ver as opções de exportação específicas do formato .kmz:
•Escolha se pretende exportar a câmara activa como a ‘vista no ponto de observação no ficheiro kmz.
•Defina a altitude utilizando um ou dois métodos: Altitude Absoluta (acima do nível do mar) ou Fixo ao Chão. “Absoluta” significa que o seu modelo será posicionado à sua altitude exacta, conforme definido no Archicad. “Fixo ao chão” significa que o seu modelo será posicionado no chão da localização definida (semelhante à função “Gravidade”).
Ver também Google Earth: Limitações de Exportação e Importação.
Stereolithography (Estereolitografia, .stl)
Utilize o diálogo Ficheiro > Gravar como para gravar um modelo em formato STL.
Ficheiros STL possuem apenas a geometria de superfície de um modelo 3D sem qualquer informação adicional, tal como de cor, superfície etc. Estes têm a superfície dividida em triângulos.
O formato é, por norma, utilizado para uma prototipagem rápida, impressão 3D e produção auxiliada por computador.
1.Abra a janela 3D apenas com aqueles elementos visíveis que pretende exportar.
2.Vá para Ficheiro > Gravar como
3.Seleccione Ficheiro Stereolithography como tipo de ficheiro
4.Procure a pasta de destino
5.Digite o nome de ficheiro
6.Clique em Guardar
7.No diálogo Guardar 3D como STL, escolha entre a representação Binário ou ASCII.
–ASCII STL
Um ficheiro ASCII STL lista os triângulos com as coordenadas dos seus nós num formato legível para qualquer aplicação de edição de texto.
–Binário STL
Num ficheiro Binário STL os dados são comprimidos mas apenas legíveis pela aplicação/máquina STL adequada.
A utilização da representação de Binário é mais comum devido ao seu tamanho de ficheiro mais reduzido.
Mais sobre o formato STL: http://en.wikipedia.org/wiki/STL_(file_format)
Para informações sobre como abrir ou agrupar um ficheiro STL, ver Stereolithography (Estereolitografia, .stl).
Limitações
1.O ficheiro STL exportado não é verificado quanto a erros, por exemplo, em termos de solidez. Estas verificações são geralmente feitas pela impressora 3D.
2.O ficheiro STL não guarda a escala e a unidade do modelo, estas têm de ser definidas no visualizador/impressora. 1m é sempre exportado como 1 unidade STL.
Twinmotion
Guardar o modelo em Twinmotion, usando o comando Guardar como… Twinmotion (.tma) na Janela 3D.
Artlantis
Exportar o modelo 3D para o Artlantis versão 2020 ou mais recente (*.atl).
Ver Exportar para o Artlantis.
FBX (.fbx)
Guardar o modelo em FBX resulta num único ficheiro FBX que contém informações de geometria, superfície e textura.
1.Active a Janela 3D.
2.Use Ficheiro > Guardar como.
3.Escolha o formato de ficheiro FBX e, em seguida, clique em Guardar.
Para ler mais, ver Trabalhar com ficheiros DWG/DXF.