Tradutores IFC: Descrição Geral

Importar e exportar dados do modelo utilizando o IFC acontece de acordo com as definições do tradutor IFC que está a utilizar. Um Tradutor IFC define as regras para a conversão de elementos e o modo como devem interpretar-se - seja no ARCHICAD, seja na aplicação externa que lê o ficheiro IFC.

Fluxo de Trabalho Básico para Utilizar Tradutores IFC

Nota Importante sobre os Tradutores e Ficheiros-Tipo

Caixa de Diálogo Tradutores IFC - Visão geral

Tradutor de Previsualização

Gerir Tradutores

Fluxo de Trabalho Básico para Utilizar Tradutores IFC

O ARCHICAD disponibiliza Tradutores IFC predefinidos de fábrica, cujas definições estão optimizadas para uma finalidade de importação/exportação em particular.

A maioria dos utilizadores do ARCHICAD que efectua a exportação e importação IFC não tem de ajustar quaisquer definições de Tradutor. Tudo o que precisa fazer é seleccionar um tradutor predefinido a partir da caixa de diálogo Abrir (ao importar um modelo em formato IFC) ou da caixa de diálogo Guardar como/Agrupar a IFC (ao exportar um modelo ARCHICAD para formato IFC).

Ver Exportar Modelo IFC do ARCHICAD e Importar Modelo IFC para o ARCHICAD.

Nota Importante sobre os Tradutores e Ficheiros-Tipo

Ao importar um projecto IFC com Abrir ou Associar IFC: irá escolher um Tradutor para Importação IFC a partir de um Ficheiro-Tipo externo, seleccionado por si.

Ao importar um projecto IFC usando o comando Agrupar: irá escolher um Tradutor para Importação IFC a partir do projecto anfitrião actual.

Caixa de Diálogo Tradutores IFC - Visão geral

A caixa de diálogo Tradutores IFC (Ficheiro > Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC) permite-lhe visualizar ou modificar definições de Tradutor ou criar novos Tradutores.

IFCTranslatorSetup.png 

Os Tradutores são listados por nome do lado esquerdo. O nome do Tradutor indica-lhe para que serve: p. ex., "Modeling Applications Import" ou "Tekla Structures Export".

Eles estão divididos em Tradutores para Importação e Tradutores para Exportação. Os dois grupos de tradutores não são intercambiáveis, pois contêm definições diferentes.

Consoante necessário, use os botões de Pesquisar e Filtrar no topo da lista de Tradutores, para localizar um Tradutor.

O botão Filtrar permite-lhe limitar a lista por Esquema IFC: IFC2x3 ou IFC4

Veja Esquema IFC (apenas Tradutores para Exportação) para mais informações.

Para mais pormenores sobre todas as definições do Tradutor, veja as seguintes secções:

Tradutores para Importação (Definições Detalhadas)

Tradutores para Exportação (Definições Detalhadas)

Tradutor de Previsualização

Um dos Tradutores para Exportação é o Tradutor de Previsualização, marcado pelo ícone ARCHICAD azul:

PreviewTranslatorMarked.png 

O Tradutor de Previsualização também fornece definições de mapeamento por defeito, necessárias para trabalhar com dados IFC no ARCHICAD. Estas definições de mapeamento essenciais encontram-se em duas predefinições do Tradutor de Previsualização:

Predefinição de Mapeamento de Tipo para Exportação

A predefinição de Mapeamento de Tipo do Tradutor de Pré-visualização atribui um Tipo IFC a cada elemento ARCHICAD exportado. O Tipo IFC, por seu lado, afecta as propriedades IFC disponíveis para o elemento.

Ver também Mapeamento Tipo Exportação IFC.

Predefinição de Mapeamento de Propriedade para Exportação (anteriormente, Definições de Mapa IFC)

Com base no Tipo IFC, a predefinição de Mapeamento de Propriedade do Tradutor de Pré-visualização disponibiliza o conjunto de Propriedades IFC utilizado para funções relacionadas com dados IFC no ARCHICAD. Por exemplo, pode procurar/seleccionar/listas Propriedades IFC nas seguintes partes da interface ARCHICAD:

critérios em Pesquisar & Seleccionar

critérios em Mapas Interactivos

Rótulos (p. ex., Rótulo de Classificação e Propriedades, ID e Rótulo de Propriedades )

Gestor de Projecto IFC

Definições de Elemento (painel Classificação e Propriedades)

Todas estas interfaces usam o Mapeamento de Propriedade definido no Tradutor de Previsualização.

Ver também Mapeamento de Propriedades para Exportação IFC.

Use o Tradutor de Previsualização:

para exportar o modelo utilizando as Propriedades visíveis no modelo ARCHICAD actual

para ver as Propriedades IFC no ARCHICAD que são usadas numa norma IFC em particular. Por exemplo, para trabalhar com as Propriedades IFC, conforme definido pela norma COBie 2 Export para os EUA, vá para a caixa de diálogo Tradutores IFC e mude o Tradutor de Previsualização Para "COBie 2 Export (US)".

Nota: a predefinição de Mapeamento de Propriedade contém definições específicas do Tradutor. Em versões do ARCHICAD antes do 21, estas definições eram específicas do projecto e geridas na Configuração de Esquema IFC. Para informações sobre a migração de Esquemas IFC herdados, ver: Alterações nos Tradutores IFC no Guia de Migração.

 

Definir um Tradutor Diferente como Tradutor de Previsualização

1.Vá para Tradutores IFC. (Ficheiro > Interoperabilidade > IFC)

2.Seleccione um Tradutor para Exportação na lista.

3.Clique em Definir Previsualização na parte inferior da caixa de diálogo.

SetPreview1.png 

Definir Tradutor de Pré-visualização

4.O Tradutor seleccionado é agora o Tradutor de Pré-visualização, assinalado com o ícone ARCHICAD azul:

SetPreview2.png 

Tradutor de Pré-visualização Definido de Novo

Gerir Tradutores

Criar Tradutor Novo/Duplicado

Dispõe das seguintes opções:

Clique no botão Novo em baixo, à esquerda, ou

Clique no botão Mais à direita do grupo de Tradutores (Importação ou Exportação).

NewTranslator.png 

Apagar Tradutor

Seleccione um Tradutor e, depois, clique no botão Apagar em baixo, à esquerda.

A selecção múltipla não está disponível.

Deve manter-se, pelo menos, um Tradutor para Importação e um Tradutor para Exportação - não pode apagar o último de cada um dos grupos.

Nota: se apagar o Tradutor de Previsualização, é-lhe solicitado que seleccione um Tradutor para Exportação diferente, para servir de Tradutor de Previsualização. (Ver também Tradutor de Previsualização, abaixo.)

Cancelar Alterações nos Tradutores IFC

Na caixa de diálogo Tradutores IFC, clicar em Cancelar irá rejeitar todas as alterações que fez, não só na caixa de diálogo principal, mas também nos subdiálogos (os diálogos de definições específicos das Predefinições de conversão.)

Importar Tradutores do Projecto ARCHICAD

Para importar Tradutores de outro projecto ARCHICAD:

1.Clique no botão de importação em baixo, à esquerda.

ImportTRAC.png 

2.Procure o tipo de ficheiro pretendido: PLN, PLA, TPL, ou XML (ficheiros de tradutores de versões anteriores do ARCHICAD).

Notas: 

Até à versão 20, o ARCHICAD guardou os ficheiros de Tradutor IFC (em formato XML) na subpasta Originais/Tradutores IFC da pasta ARCHICAD na qual instalou o programa.

Pode seleccionar aqui qualquer ficheiro de formato XML, mas, se seleccionar um XML que não seja um Tradutor IFC (por exemplo, um ficheiro do Ambiente de Trabalho), recebe um aviso e a importação não funciona.

3.Clique em Abrir. Na caixa de diálogo que aparece, seleccione um ou mais Tradutores IFC a importar do projecto seleccionado.

 ImportTRdialog.png

4.Clique em Importar. No caso de o seu projecto já conter Tradutores com o mesmo nome que os importados, é-lhe solicitado que escolha o modo de os gerir (Substituir, Importar com novo nome do ficheiro ou Ignorar.)

Importar Definições de Mapeamento

Algumas definições de Mapeamento do Tradutor IFC (Mapeamento de Tipo para Importar/Exportar e Mapeamento de Propriedade) também são importadas para o seu projecto se utilizar os comandos Importar Conteúdo BIM ou Descarregar Conteúdo BIM.

Ver Importar Conteúdo BIM.

Assista o vídeo

Assista o vídeo