Este conjunto de funcionalidades suporta a colaboração entre arquitectos e engenheiros estruturais.
NÃO DISPONÍVEL no ARCHICAD STAR(T) Edition 2022
Descrição Geral
Neste fluxo de trabalho, o ARCHICAD gera um Modelo Analítico Estrutural com base no modelo físico (arquitectónico). O Modelo Analítico Estrutural é gerado em segundo plano, em simultâneo com o Modelo Físico. Ao passo que o Modelo Físico vai mudando ao longo do tempo, o Modelo Analítico Estrutural associado é actualizado automaticamente. O Modelo Analítico Estrutural não é um modelo separado; é mais como que uma representação simplificada do Modelo Físico.
O Modelo Analítico Estrutural é exportado para um engenheiro estrutural, que abre o modelo no seu próprio programa de análise estrutural (p. ex., SCIA Engineer).
No programa de análise, o engenheiro realiza a simulação da análise e a optimização do design, para realizar as alterações necessárias ao Modelo Analítico Estrutural. O Modelo Analítico Estrutural é, então, exportado para o ARCHICAD, que actualiza o Modelo Físico com as alterações. Neste fluxo de trabalho bidireccional, não há qualquer necessidade de conversão de ficheiros, nem qualquer perda de dados associados.
A interoperabilidade com programas de análise estrutural é garantida pela utilização do Formato Analítico Estrutural (SAF), explicitamente optimizado para tais softwares e que permite uma transferência de modelos muito mais rápida (p. ex., em comparação com um fluxo de trabalho baseado em IFC).
Outras funcionalidades do ARCHICAD (Comparação de Modelo, Gestão de Assunto, Rastreamento de Alteração em Teamwork e Verificação de Modelo para modelos analíticos e físicos) também suportam este fluxo de trabalho.
Como gero um Modelo Analítico Estrutural?
Utilize a opção Mostrar Modelo Analítico Estrutural
•no menu Visualização
•a partir da Barra de Ferramentas do Modelo Analítico Estrutural
Que Partes do Modelo ARCHICAD se tornam Parte do Modelo Analítico Estrutural?
1.Elementos Estruturais
2.Contêm um núcleo
3.Criadas com uma ferramenta ARCHICAD elegível. Ver Elementos do Modelo Analítico Estrutural.
–As Vigas e Pilares são representados como Membros 1D
–As Lajes, Paredes e Coberturas Plano-Simples são representadas como Membros 2D
4.Activadas ao nível do elemento (active a caixa de verificação para "Membro Estrutural" nas Definições do Elemento)
5.Existem no modelo conforme definido pelo Estado de Renovação (se for "A Demolir" ou "Novo" e estiver oculto na visualização actual, não será visualizado no Modelo Analítico Estrutural)
6.Ligações de elementos (conforme definido pelo Grupo de Intersecção de Vegetais) reflectem-se na geometria do Modelo Analítico Estrutural
7.A visibilidade de Vegetal NÃO é tida em consideração. Mesmo elementos num vegetal escondido podem ser parte do Modelo Analítico Estrutural.
Posição Por Defeito de Membros 1D e 2D
Um Membro Analítico Estrutural é gerado por defeito no centro de gravidade do elemento (para Membros 1D) ou ao longo do centro do plano do núcleo do elemento (para Membros 2D).
Esta definição por defeito pode ser alterada para qualquer elemento no respectivo diálogo de Definições, utilizando o controlo Excentricidade. Por exemplo, pode usar o controlo Excentricidade nas Definições por Defeito de Laje, de modo a que o seu Membro 2D seja sempre gerado no plano de topo da Laje.
Ver Excentricidade.
Ajustes Automáticos por Regras de Geração
As "Regras de Geração de Modelo Analítico Estrutural" aplicam-se automaticamente de cada vez que ele é gerado.
Estas regras ajustam a geometria de Membros 1D e 2D e determinadas definições de Articulação de Extremidade/Aresta. O objectivo é optimizar o Modelo Analítico Estrutural, tornando-o correcto e compatível com programas de análise externos.
Ambiente de Trabalho e Comandos de Engenharia Estrutural
Elementos do Modelo Analítico Estrutural
Membros 2D (Laje, Parede, Cobertura)
Representação de Modelo Analítico Estrutural
Regras de Geração do Modelo Analítico Estrutural
Articulações de Extremidade/Aresta
Verificação de Modelo - Descrição Geral